Orientações básicas sobre acesso ao local de prova, documentos de identificação, horários, regras e outros procedimentos sobre o primeiro dia do exame que acontece neste domingo (9).
Milhões de estudantes em todo o país participarão do primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 neste domingo, 9 de novembro.
Para garantir que todos cheguem preparados, confira as principais regras sobre o que você pode e o que não pode fazer ou levar no local de prova.
O que é permitido (Obrigatório e opcional):
• Documento de identificação:
Apresentar original com foto, emitido por órgãos oficiais, físico ou digital (e-Título, CNH Digital, RG Digital, CIN Digital, etc.) nos aplicativos oficiais (ou app gov.br).
• Caneta:
Somente esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
• Lanches e água:
Permitidos, desde que sejam vistoriados pelo chefe de sala. A embalagem da água ou alimentos não precisa ser transparente, mas garrafas digitais são proibidas.
• Cartão de confirmação:
Recomendado levar impresso, mas não é obrigatório. Contém informações importantes como local de prova e número de inscrição.
• Declaração de comparecimento:
Permitida, se precisar comprovar presença. Deve ser impressa da Página do Participante e entregue ao chefe de sala para assinatura no momento da identificação.
❌ O que é Proibido (e deve ser guardado)
Qualquer uso ou porte desses itens resultará na eliminação do participante.
• Equipamentos eletrônicos: Celular, tablets, smartwatches, alarmes, calculadoras, fones de ouvido, gravadores, pen drives e outros dispositivos eletrônicos.
• Canetas não-transparentes: Lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivo e qualquer caneta que não seja de tinta preta em material transparente.
• Acessórios de Vestuário: Óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).
• Materiais de Consulta: Livros, manuais, impressos, anotações e similares.
• Relógios: Qualquer tipo de relógio (analógico ou digital).
• Procedimento de segurança: Todos os itens proibidos (e também chaves, carteira, etc.) devem ser desligados, colocados no envelope porta-objetos fornecido pelo fiscal de sala, lacrados e mantidos debaixo da carteira durante toda a permanência no local de prova.
Regra da Redação
O cartão-Resposta e a folha de redação devem ser preenchidos exclusivamente com caneta esferográfica de tinta preta de material transparente.
Atenção ao Horário (de Brasília)
• Abertura dos Portões: 12h
• Fechamento dos Portões: 13h (Proibida a entrada após este horário!)
• Início da Prova: 13h30
• Término da Prova (1º dia): 19h
Jornal O Vigilante Online com CNN

















