Fundado em Leopoldina em 1993, jornal evoluiu do formato impresso para o digital e hoje reúne mais de 100 mil seguidores nas redes sociais.
Há 33 anos, no dia 5 de março de 1993, nascia em Leopoldina um projeto que tinha como objetivo principal informar a população com responsabilidade, independência e compromisso com a verdade. Surgia naquele momento o Jornal O Vigilante, inicialmente em formato impresso, circulando pelas ruas da cidade e conquistando, aos poucos, a confiança dos leitores.
Fundado pelo jornalista e radialista Júlio Cesar Martins, o veículo enfrentou inúmeros desafios em seus primeiros anos. Produzir jornalismo independente em uma cidade do interior exigia esforço diário, criatividade e muita perseverança. Mesmo diante das dificuldades, o projeto se consolidou e passou a se tornar referência em informação local e regional.

Com o passar dos anos e acompanhando a evolução da comunicação, o jornal também se transformou. O que começou no papel ganhou novos formatos e hoje está presente no ambiente digital como O Vigilante Online, ampliando seu alcance e sua conexão com o público.
Atualmente, o portal ovigilanteonline.com.br recebe diariamente milhares de acessos e mantém uma presença forte nas redes sociais, reunindo mais de 100 mil seguidores, que acompanham notícias de Leopoldina e de toda a região da Zona da Mata.
Para o fundador, relembrar o início da trajetória é também reconhecer a caminhada construída ao lado dos leitores e anunciantes.
“O começo foi muito difícil. Muitas vezes tivemos que superar obstáculos que pareciam impossíveis. Mas sempre tivemos uma certeza: a de que Leopoldina e toda a nossa região precisavam de um jornal comprometido com a verdade e com a informação ampla e de qualidade. Cada edição impressa que saía da gráfica era uma vitória. Hoje, ver o Vigilante presente no ambiente digital, alcançando milhares de pessoas todos os dias, é motivo de orgulho e gratidão. Essa história não é só nossa, é de todos os leitores e patrocinadores que caminharam conosco nesses 33 anos”, destaca o jornalista e radialista Júlio Cesar Martins.
Ao longo de mais de três décadas, O Vigilante acompanhou acontecimentos marcantes da região, registrou histórias, denunciou centenas de problemas, valorizou iniciativas positivas e manteve firme o compromisso de informar com ética e responsabilidade.

Mais do que um veículo de comunicação, o jornal tornou-se parte da memória de Leopoldina e de diversas cidades da região.
Celebrar os 33 anos de O Vigilante Online é celebrar também a confiança de cada leitor, colaborador, parceiro e seguidor que ajudou a construir essa trajetória.
Além do portal de notícias, o jornal ampliou sua atuação na produção de conteúdo jornalístico e de entrevistas. Atualmente, todas as segundas-feiras vai ao ar o Podcast POD V, transmitido pelas redes sociais do jornal, levando entrevistas e debates sobre temas relevantes da região.
O grupo também mantém presença no rádio com o programa de entrevistas exibido aos sábados na Rádio Cidade, emissora parceira do jornal. Na mesma rádio, O Vigilante também produz e apresenta cinco edições diárias de informativos jornalísticos, de segunda a sexta-feira, ampliando ainda mais o alcance das informações junto à comunidade.
A equipe do jornal conta com o trabalho do repórter José Augusto Cabral e com a edição e direção de Júlio Cabral, que atuam na produção diária de conteúdo e na cobertura dos principais acontecimentos da região.
O Vigilante também registra seu agradecimento especial aos colunistas, colaboradores e anunciantes, que ao longo dos anos contribuíram para fortalecer o projeto e garantir a continuidade de um jornalismo independente e comprometido com a comunidade.
E a missão continua a mesma desde o primeiro dia: informar com seriedade, independência e respeito ao leitor.















