Programação tem início nesta quinta-feira a partir das 9h. Uma carreata passará pelas ruas da cidade e em frente aos prédios de cada instituição de segurança pública.
Nesta quinta-feira, 9 de outubro, as Forças de Segurança Pública de Leopoldina participam da programação do Jubileu da Esperança 2025 vivenciado pela Diocese de Leopoldina. O Jubileu da Segurança Pública, realizado dentro da Novena de Nossa Senhora Aparecida, visa reunir profissionais das polícias civil e militar, corpo de bombeiros, agentes penitenciários, guardas municipais e membros do Poder Judiciário, num gesto público de fé e testemunho cristão.
De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese de Leopoldina, a programação terá início com uma concentração das viaturas no Santuário Diocesano São José Operário às 09h. Às 10h40 o reverendo Padre Aguinaldo, reitor do Santuário de São José, conduzirá um momento de oração, antecedendo a carreata, que às 11h sairá com o andor com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e do Crucificado do Jubileu até o carro neutro. A carreata passará pelas ruas da cidade e em frente aos prédios de cada instituição de segurança pública.
Às 12h o Bispo Diocesano Dom Edson Oriolo presidirá a Santa Missa Jubilar na Catedral de São Sebastião, outro Templo Jubilar de Leopoldina.
Os diversos momentos jubilares realizados pela Diocese de Leopoldina ao longo deste Ano Santo integram a programação diocesana realizada desde a abertura do Jubileu, em 28 de dezembro de 2024, com uma grande celebração na Praça Dom Helvécio, em Leopoldina. Desde então, o Ano Santo tem se desdobrado em diversas iniciativas nas regiões forâneas da diocese e em setores representativos da sociedade, como educação, saúde, entre outras, sempre com o objetivo de tornar visível a presença de Deus na vida cotidiana do povo.
Entre os destaques já realizados, estão as aberturas jubilares nas foranias, as peregrinações às Igrejas Jubilares e celebrações temáticas que mobilizaram paróquias e comunidades em todo o território diocesano. Cada encontro reafirma a dimensão pastoral do Jubileu como um tempo de graça, reconciliação e renovação espiritual.
Conforme esclarece a Diocese de Leopoldina, o Jubileu da Esperança 2025 segue reunindo comunidades, pastorais e diversos segmentos da sociedade em momentos de fé, oração e comunhão. Atendendo ao convite do Papa Francisco, este Ano Santo convida os cristãos a se tornarem “Peregrinos da Esperança”, redescobrindo a força da fé e o compromisso com a fraternidade.
O Jubileu da Esperança 2025 terá seu encerramento no próximo dia 27 de dezembro, quando os peregrinos de toda a Diocese se reunirão em uma grande procissão, saindo da Catedral de São Sebastião até o Santuário Diocesano São José Operário, onde será celebrada a Solene Celebração Eucarística de Encerramento do Ano Jubilar, marcada também pela ordenação presbiteral do diácono Vagner de Oliveira Proêncio.
Jornal O Vigilante Online, com Diocese de Leopoldina/João Gabriel Baía Meneghite.













