






Por Sueli Cunha dos Santos Muniz
“ONDE HÁ CIRCO, HÁ SORRISOS. ONDE HÁ SORRISOS, HÁ ESPERANÇA.” Essa foi a frase escolhida para representar o XXV “ENCONTRO DE GERAÇÕES E RESGATE DE VALORES”, no dia 27 de setembro de 2025, no Clube do Moinho em Leopoldina.
A alegria como expressão das emoções! Foi assim que apresentamos um dos projetos do Conhecer Educação e Cultura – O Circo Social: transformando o Projeto CASA por meio das artes circenses.
O circo social vai além de simples oficinas. Ele é uma ferramenta poderosa de transformação. Por meio de oficinas e atividades, o projeto CASA oferece práticas circenses para promover a inclusão, autoestima e trabalho em equipe.
Mais do que ensinar acrobacias ou malabarismos, o circo social fortalece vínculos, desenvolve habilidades socioemocionais e oferece novas perspectivas. Ele prova que a arte pode ser um caminho efetivo para construir um futuro mais justo e inspirador.
No CASA, as oficinas são monitoradas pelo artista circense Kadim e ajudam a ressignificar o espaço comunitário, transformando-o em um local de criatividade e esperança. A prática circense estimula a disciplina, a superação de desafios e o trabalho colaborativo, preparando crianças e jovens para lidar com dificuldades dentro e fora daquele espaço. Além disso, o projeto conecta moradores com a cultura e o entretenimento, demonstrando que a arte é um direito universal. Essa iniciativa reforça o papel das artes circenses como agente de mudança, impactando positivamente a comunidade e criando uma base sólida para futuras gerações.
Para abrilhantar o evento, contamos com a participação dos Palhacinhos de Cataguases – Salsicha e Marmita.
- A turminha do Espaço de Aprendizagem Anália Franco junto com a tia Luana apresentaram a música: O CIRCO CHEGOU!
- A turminha do Espaço de Aprendizagem Pestalozzi, junto com a tia Layla, apresentaram a dança do PALHACINHO ATRAPALHADO.
- A turminha do Espaço de Aprendizagem Eurípedes Barsanulfo junto com a tia Willyane fizeram um lindo espetáculo circense, com mágicas, malabarismos e muitas atrapalhadas.
- As crianças do ENSINO FUNDAMENTAL I junto a tia Dora apresentar um lindo teatro, que aborda os Direitos Humanos de uma forma divertida. Teatro: SOMOS TODOS CAPAZES.
- Para finalizar, professora de inglês do GR8 – Carine e às crianças cantaram I love the circus. O artista circense Kadim aproveitou o momento para expor um pouco do trabalho que desenvolve no Projeto CASA e abrilhantou o evento com números de mágicas.
Veja também:














