Trabalho de recuperação de nascentes em Leopoldina beneficia produtores rurais da microbacia do Pirapetinga
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Trabalho de recuperação de nascentes em Leopoldina beneficia produtores rurais da microbacia do Pirapetinga

Trabalho de recuperação de nascentes em Leopoldina beneficia produtores rurais da microbacia do Pirapetinga

Produtor rural que tiver interesse deve entrar em contato com o Coletivo Local do Meio Ambiente (COLMEIA) através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Por Jornalista Márcia Vaz

A região da Zona da Mata precisa cuidar dos recursos hídricos e do meio ambiente que foram afetados como consequência do desmatamento e da mudança climática que enfrentamos no planeta.

Em função disso, foi criada em Leopoldina uma importante alternativa proposta pela Copasa em parceria com diversos órgãos competentes do assunto: O Coletivo Local do Meio Ambiente (COLMEIA).

O COLMEIA Leopoldina foi criado em 2018 com o objetivo de prevenção dos efeitos climáticos e foca na recuperação e proteção das nascentes da Bacia do Pirapetinga. É coordenado pelos representantes da Prefeitura de Leopoldina, engenheira ambiental Erika Bedim e além da prefeitura, outras instituições/representantes compõem o Colmeia: Copasa – Marco Luiz Teixeira e Paulo; IEF – Luiz Henrique Ferraz; Policia Militar do Meio Ambiente, engenheira agrônoma – Cristina Junqueira e a jornalista Marcia Vaz Barbosa, responsável pela comunicação.

continua depois da publicidade



Esta equipe é responsável pela elaboração do diagnóstico da microbacia e aprovação final juntamente com a comunidade. Além disso, o Coletivo tem por finalidade o planejamento, construção e acompanhamento do plano de ações a serem desenvolvidas na microbacia do Rio Pirapetinga, com o objetivo de recuperar, proteger e conservar a microbacia hidrográfica e as áreas de recarga dos aquíferos, cujo mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento de água operados pela COPASA em nossa região.

Na primeira fase do projeto, foi realizada a triagem, através de visitas locais, mapeando as nascentes que pertençam a bacia do Pirapetinga. Os recursos financeiros já existem e o custo é zero para os proprietários rurais onde estão localizadas essas nascentes.

continua depois da publicidade



Já foi feita uma primeira visita técnica da equipe na Comunidade dos Coelhos. A escolha deste local foi em função da captação de água realizada pela COPASA, que é a empresa responsável pelo tratamento e distribuição de água em nossa cidade.

O produtor rural que tiver interesse em preservar a nascente deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para ser cadastrado no Colmeia e a partir do ano que vem será feito todo o trabalho pelos técnicos especializados na preservação e conservação destas nascentes, sem custo para o produtor.

Recentes mais lidas

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida