Nova unidade Sesi Minas vai contar com ensino infantil, fundamental e médio para atender os alunos matriculados na instituição de ensino.

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) adquiriu o centenário Colégio Imaculada Conceição, mais tradicional instituição de ensino particular de Leopoldina, mantida pela Rede Filhas de Jesus e localizado à Praça D. Helvécio, 82, ao lado da Catedral de São Sebastião.
Dotado de extensa área verde, robótica, laboratórios e quadras de esporte, o CIC deverá ser transformado em uma nova unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Conforme apurado pelo jornal O Vigilante Online em entrevista exclusiva na manhã desta quarta-feira, 6 de agosto, concedida pela Irmã Sônia Maria Soares da Rocha – Superiora Provincial Brasil – Caribe da Rede Filhas de Jesus, Irmã Maria José Alves Machado (Irmã Zezé) – Ecônoma das Filhas de Jesus no Brasil e Gerente Geral da Rede Filhas de Jesus; e a jornalista Renata Dantas – Gestora de Comunicação da Rede, a nova unidade Sesi vai contar com ensino infantil, fundamental e médio para atender os alunos matriculados, além da abertura de novas vagas. Durante este segundo semestre haverá o período de transição com a presença concomitante do Sesi que assumirá no dia 1º de janeiro de 2026.

Ao final da entrevista, Irmã Zezé acrescentou: “Ao fazer essa transição, nosso sentimento, o sentimento de toda a família da Congregação é um sentimento de muita gratidão, primeiro à cidade que nos acolheu e que nos deu mais de 25 Filhas de Jesus, oriundas de Leopoldina e depois, gratidão também aos nossos colaboradores, esse time do Colégio que se identificou com a missão, com o carisma da Congregação, pelo amor especial à Madre Cândida. Isso fez com que, mesmo sem estarmos aqui nestes últimos tempos, o Colégio continuasse com esse clima, com esse espírito das Filhas de Jesus.”
A Gestora de Comunicação, Renata Dantas, destacou que foi apresentado ao SESI pela Congregação o importante aspecto do cuidado da Rede Filhas de Jesus para com seus alunos, suas famílias e colaboradores do Colégio Imaculada. Um plano de comunicação sobre a mudança é preparado para trabalhar a informação junto aos estudantes, bem como aos pais e à comunidade.
Em Nota, o Colégio Imaculada Conceição ressaltou que “Para dar continuidade ao legado educativo do Colégio, buscamos instituições que pudessem assumir a qualidade pedagógica e promover a vivência de valores essenciais. Nesse processo, encontramos uma instituição de confiança: o SESI, reconhecido por sua excelência no campo educacional.”
Além disso, o CIC informou que a Rede SESI encaminhará um comunicado convidando as famílias a conhecerem sua proposta pedagógica, bem como esclarecer eventuais dúvidas, em reunião que será realizada nesta quinta-feira, 7 de agosto.
Confira a Nota completa abaixo:
A Província do Brasil-Caribe da Congregação das Filhas de Jesus, por meio de sua Superiora Provincial, Irmã Sônia Maria Soares da Rocha, dirige-se a vocês com respeito e apreço, para comunicar uma importante decisão. Há 107 anos, as primeiras Filhas de Jesus chegaram a Leopoldina com a missão de fundar o Colégio Imaculada Conceição, respondendo a um chamado daquele tempo: oferecer uma educação humano-cristã à infância e à juventude. Hoje, fazemos memória agradecida por tantos anos de dedicação à formação de gerações, através de um serviço educacional comprometido com os valores do Evangelho. Muitas pessoas fizeram e fazem parte desta história: irmãs, educadores, colaboradores, famílias e alunos. Todos ajudaram a construir, com fidelidade ao desejo de Santa Cândida Maria de Jesus – “ buscar a maior glória de Deus e o bem dos próximos” –, uma proposta educativa sólida, que fez do Colégio uma referência na cidade de Leopoldina. Contudo, vivemos tempos de mudanças. Como Congregação, temos nos dedicado, nos últimos anos, a um processo de discernimento e reorganização de nossas obras, à luz da realidade vocacional atual e das exigências da nossa missão. As famílias que caminham conosco há mais tempo conhecem bem a história da presença das Filhas de Jesus em Leopoldina: de uma comunidade religiosa numerosa, passamos a uma presença cada vez mais reduzida, o que tem tornado inviável a continuidade da gestão direta das obras com sustentabilidade e fidelidade ao nosso carisma. Diante disso, e após um longo e cuidadoso processo de discernimento, comunicamos que a Congregação decidiu encerrar as atividades educacionais do Colégio Imaculada Conceição ao final do ano letivo de 2025. Com o desejo de dar continuidade ao legado educativo do Colégio, buscamos instituições que pudessem assumir a qualidade pedagógica e promover a vivência de valores essenciais. Nesse processo, encontramos uma instituição de confiança: o SESI, reconhecido por sua excelência no campo educacional. Nesse contexto, a Rede SESI encaminhará um comunicado convidando nossas famílias a conhecerem sua proposta pedagógica, bem como esclarecer eventuais dúvidas, em reunião a ser realizada no dia 07 de agosto. Reafirmamos nosso compromisso de cumprir integralmente todos os acordos firmados com as famílias dos alunos matriculados para o ano letivo de 2025, e nos colocamos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários ao longo desse processo de transição. Contamos com a compreensão de todos vocês. Agradecemos a confiança depositada em nós ao longo dessa caminhada. Rendemos graças a Deus e a todos que fizeram parte desta bela história centenária dedicados à educação e à evangelização no Colégio Imaculada Conceição.
Jornal O Vigilante Online













