
Evento acontece de 23 a 27 de julho e distribuirá R$ 28 mil em prêmios no tradicional Concurso Nacional de Violeiros.
O distrito de Piacatuba, em Leopoldina, já está em contagem regressiva para uma das edições mais especiais de sua história. De 23 a 27 de julho, o Festival de Viola comemora 20 anos de trajetória com uma programação intensa, que promete emocionar o público e marcar época. Serão cinco dias de música de raiz, cultura popular, encontros gastronômicos e tradições mineiras, reafirmando o evento como uma das maiores vitrines da música caipira no país.
Para celebrar duas décadas de história, o Festival receberá artistas de renome como Renato Teixeira, Chico Lobo, Cláudio Lacerda e Gabriel Sater, que se apresentarão ao lado de novos representantes da cena regional e artistas em ascensão. Um dos grandes destaques é o já consagrado Concurso Nacional de Violeiros, que distribuirá R$ 28 mil em premiações, incentivando a renovação da música de raiz e fortalecendo toda a cadeia produtiva do setor.
Muito mais que abrigar um festival de música, Piacatuba se transforma, a cada edição, em um reduto de memórias afetivas, onde o som da viola se mistura ao aroma da comida mineira. Quatro restaurantes integram o circuito gastronômico e a programação se estende também a oficinas, palestras, lançamento de livro e espetáculo circense, consolidando o Festival como polo de fomento à cultura, turismo e economia criativa na Zona da Mata mineira.
Leia também: Festival de Viola de Piacatuba anuncia os 15 finalistas do Concurso Nacional de Violeiros
A abertura oficial será na quarta-feira (23), com dois grandes nomes da música brasileira: Chico Lobo, um dos maiores violeiros do país, e Renato Teixeira, um símbolo da cultura caipira e autor do clássico Romaria, eternizado na voz de Elis Regina.
Na quinta-feira, (24), a programação segue valorizando os talentos locais, entre eles Hermes Viola e Luiz, e os vencedores do concurso de 2024, Sinhô Passarim e Flor Bunita, que voltam ao palco como convidados especiais.
Na sexta-feira (25), os holofotes se voltam para a final do Concurso Nacional de Violeiros, seguida pelo aguardado show de Gabriel Sater, que retorna a Piacatuba apresentando canções do novo álbum Faróis do Sertão, indicado ao Grammy Latino e considerado um dos marcos da nova geração da música regional.
O sábado (26) será dedicado à mistura de sonoridades. Emmano & Banda, o violeiro Cláudio Lacerda e o tributo à eterna Rita Lee, interpretado pela aclamada cover Lia Santhiago, prometem encerrar a noite com energia e irreverência.
O Festival se despede no domingo (27) com poesia e leveza: a partir das 15h, a companhia Toca Teatro e Outras Coisas Artísticas apresenta o espetáculo “Circo e Memória”, levando à Praça Santa Cruz a beleza do teatro popular e do universo circense.
• Festival de Viola de Piacatuba oferece oficinas culturais gratuitas
O Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia é produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga e tem patrocínio do Grupo Energisa, do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Prefeitura de Leopoldina e apoio cultural do Instituto Energisa e da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
“Este festival não só fortalece os laços comunitários, mas também promove o desenvolvimento regional, valoriza as tradições locais e estimula a economia. Ao fomentar a cultura regional no seu aniversário de 120 anos, o Grupo Energisa reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável e o bem-estar das comunidades onde atua”, afirma Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.
Acompanhe a programação completa em https://festivaldepiacatuba.com.br/o-festival/
Mais informações: Fernanda Espíndola-Assessoria de Comunicação do Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia – (32) 99929-4660














