Abaixo assinado reivindica reabertura do 1º ano do Fundamental e a continuidade das turmas do 2º ao 5º ano para o ano letivo de 2026.
A comunidade escolar da Escola Estadual Enéas França, localizada no Bela Vista, em Leopoldina, divulgou nesta sexta-feira, 18 de julho, um “Manifesto” para reivindicar a reabertura e manutenção das turmas do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) naquela instituição no ano letivo de 2026.
De acordo com integrantes da comunidade escolar que entraram em contato com o jornal O Vigilante Online, o documento é um apelo coletivo de pais, responsáveis, educadores e moradores do bairro Bela Vista e regiões próximas, que veem na escola um pilar fundamental para a educação pública, inclusiva e de qualidade em Leopoldina.
Segundo essas pessoas, o fechamento das turmas afeta diretamente dezenas de famílias, além da continuidade do trabalho pedagógico realizado na escola. O manifesto pode ser acessando clicando aqui.
Procurada pela Reportagem, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), informou que a Escola Estadual Enéas França, em Leopoldina, está passando por um processo de reorganização do atendimento escolar, que inclui o encerramento gradativo da oferta dos anos iniciais do ensino fundamental, de forma planejada e cuidadosa.
Ainda conforme a SEE/MG, esse processo teve início em 2024 e segue conforme previsto no Plano de Atendimento Escolar (PAE), que tem como objetivo organizar e planejar a oferta de vagas escolares em cada ano letivo na rede estadual, sempre priorizando a qualidade do ensino e o atendimento às necessidades dos estudantes.
A SEE/MG finalizou informando que reforça seu compromisso com a transparência e com a construção de soluções que assegurem o acesso à educação de todos os alunos, acompanhando de perto o impacto das mudanças e garantindo que sejam conduzidas da melhor forma possível.
Jornal O Vigilante Online














