
A Energisa Minas Rio vai marcar presença no mais tradicional evento de Leopoldina, a Exposição Agropecuária e Industrial, que este ano está na 87ª edição. Essa é uma das ações apoiadas pela Energisa, que visa o compromisso com a sustentabilidade, o agronegócio e o desenvolvimento cultural e regional do município e da Zona da Mata mineira.
Veja também: 87ª Expoleo começa dia 28 de junho com programação diversificada e entrada gratuita todos os dias
A ExpoLeo é a maior exposição agropecuária da Zona da Mata Mineira e a segunda mais tradicional de Minas Gerais. Na programação, que começa neste sábado, 28 de junho, e segue até 6 de julho, os frequentadores do Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis terão a oportunidade de acompanhar uma agenda diversificada: concurso leiteiro, expositores, palestras, melhoramento genético, parque, gastronomia, música e shows, além do tradicional Show de Calouros com premiação de até R$ 2 mil.
Neste domingo, 29 de junho, durante a abertura oficial, o presidente de Honra do Conselho de Administração do Grupo Energisa, Ivan Botelho, receberá uma homenagem especial pelos 120 anos do Grupo Energisa, comemorados no dia 26 de fevereiro deste ano.
Até o dia 4 de julho, a Unidade Móvel do Nossa Energia estará no local, aberta para visitação e conscientização sobre o uso econômico e eficiente da energia. A unidade móvel é equipada com painéis solares, experimentos interativos e salas multimídia. Ela leva conhecimento, cidadania e serviços a comunidades distantes, com ações como a troca de lâmpadas, palestras e orientações sobre segurança elétrica. A entrada é gratuita.
Energisa mais próxima das comunidades onde atua
Neste mês de junho, a Energisa Minas Rio realizou o ‘Workshop com Poder Público’, reunindo prefeitos, secretários e outras autoridades municipais para estabelecer parcerias, estar mais próxima do poder público e ouvir as demandas da sociedade, com foco em soluções que beneficiem diretamente a população.

Durante o encontro, foram apresentadas as obras e investimentos para 2025, ligações provisórias para festas e eventos, projetos de eficiência energética e responsabilidades da distribuidora e dos órgãos municipais, a exemplo das podas de árvores e da iluminação pública. Prefeitos e demais representantes do poder público também compartilharam expectativas sobre os projetos e desafios enfrentados.
Por verem a taxa de iluminação pública na sua conta mensal de energia, as pessoas ainda imaginam que a concessionária faz a manutenção da iluminação pública. Mas a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta o setor elétrico em todo o país, determinou que implantar, expandir, administrar a operação e manutenção dos sistemas de iluminação pública são tarefas de responsabilidade dos gestores municipais, ou seja, das prefeituras.
E quanto à poda de árvores, a Energisa ressalta que o plantio correto e a manutenção preventiva das árvores são ações importantes para evitar a interrupção do fornecimento de energia elétrica. O serviço de poda em espaço público é de responsabilidade do município; já em áreas privadas, cabe ao proprietário do imóvel contratar um especialista. A Energisa só deve ser acionada, por questões de segurança, quando os fios já estão muito próximos à rede elétrica.
“Um dos nossos compromissos é entender as necessidades dos clientes e buscar a excelência dos serviços prestados. Parcerias entre o setor privado e o poder público são essenciais para avançarmos em projetos que tragam resultados concretos para a sociedade”, afirma Eduardo Mantovani, Diretor e Presidente da Energisa Minas Rio.













