Lançamento do livro “Uma vida bordada em palavras” conta com os trabalhos da escritora e ilustradora.

Os trabalhos da escritora e ilustradora leopoldinense Luísa Viveiros são presenças confirmada na Bienal do Livro Rio 2025, um dos maiores eventos literários da América Latina, que acontece de 13 a 22 de junho com mais de 500 expositores e mais de 300 participantes incluindo autores, ilustradores, artistas e intelectuais.
Ela é a criadora das ilustrações do livro “Uma vida bordada em palavras”, que será lançado na Bienal pela Editora Bambolê e escrito pelo autor Ricardo Jaheem, pesquisador em Alfabetização e criador da Pedagogia de Favelas. Premiado pela sua contribuição às escolas públicas, pelo Conselho Municipal de Educação e pelo COMDEDINE é autor dos livros infanto-juvenis “Adebumi” e “Dindo” e “Luena Gaba”, além de vasta produção de materiais didáticos.
Apresentando de forma única e inspiradora a trajetória de sua avó na busca pela alfabetização através do EJA, o livro contou também com as ilustrações da ilustradora Luísa Viveiros para ganhar um ar ainda mais imersivo e tocante, trazendo a poética do desenho com uma beleza sutil para tratar das dores e amores que acompanham a história de dona Alzira.

Luísa Viveiros é nascida e criada em Leopoldina, cidade onde estudou e se formou em Direito. Atualmente, graduanda em Artes Visuais, a escritora e ilustradora tem sua atuação voltada ao público infantil e infanto-juvenil, tendo lançado seu primeiro livro autoral, o “Floreia Cor Vermelha”, em 2022. Luísa segue escrevendo e ilustrando suas obras voltada à educação e cultura, pois acredita que “a arte é o caminho para seguir encantada”. Além da obra já citada, diversos outros livros ilustrados pela artista estarão na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
Bienal do Livro
A Bienal do Livro do Rio de Janeiro é um espaço de interação entre autores e leitores de todo o Brasil e afora, incentivando a cultura, o hábito da leitura e o acesso ao conhecimento, contribuindo para a cidade ser reconhecida como Capital Mundial do Livro.
Auxiliando na formação de cidadãos mais informados, críticos e leitores ávidos, a Bienal apresenta a literatura de forma acessível, aproximando autores e suas obras ao público, de forma divertida e imersiva.
A programação inclui debates, palestras, sessões de autógrafos, oficinas, apresentações artísticas e atividades para crianças e jovens, tendo a atual edição como tema “Todos na mesma página” e o escritor Ruy Castro como homenageado. O evento terá um espaço dedicado ao público infantil e infanto-juvenil, com diversas atrações como a Biblioteca Fantástica, o Labirinto de Histórias e a Roda Gigante Leitura nas Alturas.
A Bienal do Livro do RJ é um evento que vai muito além de uma feira de livros, sendo um espaço de celebração da literatura, de promoção da leitura e de interação entre autores e leitores. É um marco cultural para a cidade do Rio de Janeiro e um importante evento para a literatura brasileira.
Jornal O Vigilante Online













