Pedro Augusto comenta polêmica sobre afastamento da protetora animal Elileia do canil municipal
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Pedro Augusto comenta polêmica sobre afastamento da protetora animal Elileia do canil municipal

Pedro Augusto comenta polêmica sobre afastamento da protetora animal Elileia do canil municipal

O afastamento da protetora animal e ex-vereadora Elileia Santos do Canil Municipal de Leopoldina ganhou destaque local nos debates através das redes sociais. A polêmica foi tornada pública pela própria Elileia, ao relatar em vídeo que ela não mais prosseguiria com sua atuação voluntária no Canil Municipal, após ter sido comunicada de que deveria se retirar daquele espaço, sem que alguma justificativa lhe fosse apresentada sobre a decisão.

Segundo Elileia, a Dra. Aline Pandeló, que colabora como veterinária voluntária, recebeu um telefonema de uma pessoa da Prefeitura que lhe pediu para se retirar do Canil, ao que ela teria respondido que falaria com Elileia e que não se retirariam enquanto o Prefeito não falasse com ambas. Elileia relata que em seguida tentou por várias vezes conversar com o Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz sobre o caso, mas não foi recebida pelo Chefe do Executivo Municipal, ao menos para que a decisão lhe fosse confirmada.

continua depois da publicidade



Em vídeo publicado pela ex-vereadora e voluntária do Canil, a protetora relata que antes de ser vereadora (nos últimos 4 anos) já colaborava com aquele estabelecimento, inclusive conseguindo murar o canil, fazer duas salas, banheiro (que não havia no local), com recursos obtidos através de promoções (almoço, jantar e festas).

O Jornal O Vigilante Online procurou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina e questionou o fato. Em entrevista concedida ao jornal pelo Prefeito Pedro Augusto nesta terça-feira, dia 11 de março, a Reportagem perguntou ao Chefe do Executivo qual a posição da Administração Municipal em relação ao caso.

“Eu gosto de falar de projetos, de ideias de sonhos para o município. Eu detesto falar de pessoas. No caso específico, a ex-vereadora Elileia é uma pessoa dedicada de corpo e alma à causa animal, inclusive eu admiro essa sua postura de cuidado com a causa animal”, comentou o Prefeito, acrescentando que ela nunca foi funcionária da Prefeitura nem do Canil. “Ela era apenas uma voluntária, e o Canil, é bom que se explique, recebe qualquer cidadão que vá lá, que goste de animal, porque o Canil tem que funcionar como se fosse um hospital, um lugar onde as pessoas levem os animais doentes, os animais que precisam de cuidado, razão pela qual nós temos lá uma veterinária que nos auxilia, e agora a veterinária (Aline Pandeló) vai ficar lá de maneira integral. Nós temos lá um funcionário do município e agora nós vamos designar mais um funcionário”, explicou.

Durante a entrevista, Pedro Augusto destacou que o Canil tem que funcionar mais como um lugar adequado para onde os cães sejam levados.

Ele contou que na segunda-feira esteve no Canil e teve uma impressão positiva. “Desde que nós assumimos, a nossa preocupação com a questão animal melhorou consideravelmente. Em primeiro lugar nós fizemos várias campanhas de castração de cães com muito êxito, perto de 2 mil cães foram castrados, coisa que não ocorria com a frequência que passou a ocorrer, então mostrou a nossa preocupação. Por outro lado, se o Canil não é o ideal hoje, pode melhorar, e nós vamos melhorar, ele evoluiu bastante. Hoje, nós temos todas as baias azulejadas, um banheiro muito bem arrumado que não tinha, uma sala de cirurgias, uma sala de depósitos de alimentos e uma farmacinha que fica lá à disposição da veterinária para que ela tenha os medicamentos necessários”, informou Pedro Augusto.

continua depois da publicidade



Ainda frisando aspectos sobre o Canil, o Prefeito destacou que o local conta com alimentos adequados e a pessoa que toma conta lá trata dos cães de maneira correta. “Então eu tive uma impressão positiva. E queremos estender, estamos abertos a poder receber informações que melhorem e que evoluam. Pode evoluir? Pode, claro que pode evoluir muito, mas nós já demos alguns passos significativos. E a nossa vontade é dar outros passos, inclusive eu quero que todos nos apoiem.”

O Prefeito mencionou que na última segunda-feira conversou com o empresário Fernando Brandão, da Sol e Neve, sobre a possibilidade dele ajudar o município a encontrar outras soluções que sejam positivas, para que o município possa evoluir dentro desse campo.

A respeito da polêmica envolvendo a ex-vereadora Elileia, Pedro Augusto argumentou: “As pessoas às vezes colocam palavras na minha boca que eu não falei. Eu me responsabilizo por tudo que eu falo, todas as minhas ações, sem nenhum tipo de problema. A Elileia nunca foi funcionária da Prefeitura, ela sempre foi voluntária. E como vereadora que foi ela teve uma atuação positiva no aspecto do cuidado da causa animal. E como voluntária, qualquer cidadão leopoldinense pode usar o nosso Canil para que leve lá um cão que está com problema para que seja medicado, qualquer cidadão pode fazer isso.”

A Reportagem insistiu e objetivamente indagou: Mas, ela está impedida de frequentar o Canil? Pedro Augusto respondeu: “Não. Ninguém está impedido. Não existe este tipo de impedimento. Por isso que eu volto a falar, o Canil é um órgão público, qualquer cidadão tem o direito de levar um cão lá e o cão doente vai ser medicado, vai ser atendido”, concluiu.

Procurada pelo Jornal para comentar o posicionamento do Prefeito Pedro Augusto, a ex-vereadora reafirmou que uma secretária municipal entrou em contato com a veterinária Aline Pandeló comunicando que Elileia e sua equipe voluntária teriam que se afastar do canil.

Jornal O Vigilante Online

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida