Evento de comemoração pelos 120 anos da empresa marca anúncio de modernização e manutenção de redes e linhas de 75 municípios atendidos na Zona da Mata e no Sul de Minas
O governador Romeu Zema anunciou, nessa quarta-feira (26/2), em Cataguases, investimento do Grupo Energisa no valor de R$ 400 milhões para modernização, manutenção e expansão de redes e linhas do sistema de energia elétrica de 75 municípios atendidos da Zona da Mata e do Sul de Minas.
A novidade é um dos destaques do evento de comemoração pelos 120 anos do grupo, um dos maiores do Brasil nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica e com atuação também em distribuição de gás.

“Estamos confirmando R$ 400 milhões de investimentos, não só na área de negócios, geração de energia, como também no turismo. A cada ano que passa, o consumo de energia cresce e isso demanda mais investimentos, principalmente em distribuição e transmissão. Então, esses investimentos vão ser muitos importantes para a região”, disse o governador Romeu Zema.
A projeção, com o pacote de obras, melhorias e projetos da Energisa Minas Rio e Sul-Sudeste, é que mais de 1,6 milhão de mineiros atendidos pelas distribuidoras tenham energia com qualidade, eficiência e segurança operacional.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, também destacou a importância do investimento da Energisa em Minas Gerais. “A Sede, juntamente à Invest Minas, está trabalhando em toda a cadeia produtiva, pois o setor de energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento. Parabenizamos a Energisa pelo investimento, que trará mais de 400 empregos diretos, além de gerar novas oportunidades na cadeia produtiva”, disse Mila Corrêa da Costa.
Os investimentos incluem as linhas de transmissão e subestações de Muriaé, Manhuaçu, Ervália, Miradouro, Vieiras, Pedra Dourada, Itapeva, Camanducaia, Extrema e Senador Amaral, entre outras cidades.
CEO do Grupo Energisa, Ricardo Botelho destacou a importância da empresa para Minas Gerais. “Desde a fundação, o Grupo Energisa tem sido um impulsionador do desenvolvimento, oferecendo energia elétrica de qualidade e contribuindo para o crescimento e a modernização da economia em todo o Brasil. Ao longo de 12 décadas, vimos de perto a transformação da Zona da Mata mineira”, disse Ricardo Botelho.
Rota turística
Na Praça Santa Rita, no centro de Cataguases, o Governo de Minas também encaminhou a criação de uma Rota Turístico-Cultural para a Zona da Mata.
Na oportunidade, com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), as autoridades assinaram o termo para formalizar a criação do novo itinerário para fortalecimento econômico e fomento do potencial cultural e turístico da região. A iniciativa visa ainda promover o desenvolvimento sustentável, gerando oportunidades econômicas em Cataguases, Leopoldina, Itamarati de Minas e municípios vizinhos.
O Grupo Energisa, por meio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, está capitaneando o projeto de desenvolvimento da nova rota, que tem como objetivo valorizar o rico patrimônio histórico, cultural e natural da região.
“A Energisa, nesses anos todos, tem feito um trabalho nas suas cidades de potencializar a cultura e, agora, nos seus 120 anos, ela se abre para esse fenômeno que Minas tem de importante, que é a geração de emprego e renda e o turismo. Vale lembrar que estamos há quatro anos liderando no Brasil o crescimento do turismo, segundo dados de IBGE”, salientou o secretário de Estado de Cultura, Leônidas de Oliveira.
Alinhado à criação do novo roteiro, o Grupo Energisa vai inaugurar dois importantes centros culturais na região entre 2025 e 2026. O Museu Parque Usina Maurício, em Piacatuba, terá um programa que promoverá a história da geração de energia, preservação do patrimônio histórico e ações de sustentabilidade. Já a Casa da Memória de Leopoldina vai contar a história da família Ribeiro Junqueira e seu papel no desenvolvimento da região desde o século 19.
Energisa
Fundada na Zona da Mata mineira, a Energisa é, atualmente, um dos maiores grupos de distribuição de energia do Brasil, atendendo a mais de 20 milhões de pessoas em 11 estados, o que corresponde a aproximadamente 10% da população brasileira.
Em encontro realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, na última semana (18/2), os presidentes da Energisa Minas Rio, Eduardo Alves Mantovani, e Energisa Sul-Sudeste, José Adriano Mendes Silva, apresentaram ao governador e secretários o plano de investimentos do Grupo para Minas e para o país.
Na região Sul de Minas Gerais, a Energisa Sul-Sudeste é a distribuidora responsável por levar energia a dez municípios, potencializando a região onde estão grandes empresas do segundo maior polo industrial do estado.
Na lista dos investimentos de 2025, destacam-se novas cargas para toda a região; modernização da subestação de Camanducaia e melhorias no sistema de abastecimento de grandes empresas no município; ampliação e troca de equipamentos da subestação de Toledo; avanço na construção da nova subestação de Senador Amaral; obras no sistema de suprimento de empresas em Extrema; e entrega da nova subestação de Itapeva.
Já na área atendida pela Energisa Minas Rio, os investimentos incluem a construção de uma nova subestação e aumento de novas cargas para beneficiar a população de Muriaé e região; ampliação e melhorias da subestação Manhuaçu 1 e São João do Manhuaçu; ampliação da subestação de Ervália, aumentando a disponibilidade de carga e melhorando a qualidade da energia na região; e melhorias no sistema de distribuição de energia para a região de Vieiras e Pedra Dourada.
Jornal O Vigilante Online com Agência Minas
Mulher leva 10 facadas de ex durante encontro em shopping em Muriaé
▶️ Ouvir matéria Vítima, que já tinha medida protetiva contra o autor, foi atacada durante encontro para tratar de pendências de um imóvel. Uma mulher de 40 anos foi vítima de uma tentativa de feminicídio na tarde desta sexta-feira, 19 de…
Com pódio em Las Vegas, atleta leopoldinense encerra temporada como vice-líder do ranking mundial de jiu-jítsu
▶️ Ouvir matéria Jessika Bartoli soma pódios em grandes eventos internacionais e fecha o ano entre as principais faixas-pretas do circuito No-Gi da IBJJF. A atleta brasileira Jessika Bartoli Almeida, de Leopoldina, fechou a temporada 2024/2025 entre as maiores referências do…
PM intercepta suspeito de roubo armado e ocorrência termina com disparos e prisão em Recreio
▶️ Ouvir matéria Uma operação da Polícia Militar em Recreio resultou na prisão de um homem de 27 anos, na tarde deste domingo (14), após uma sequência de crimes envolvendo roubo, ameaça e tentativa de agressão contra policiais. A ocorrência foi…















