No atendimento, normalmente, o paciente com queixas de ronco e apneia (as paradas respiratórias durante o sono) traz incômodo e angústia para os companheiros do paciente durante a noite, em dormitórios coletivos de trabalho ou até em um passeio de férias.
O que pode ser motivo de piada muitas vezes: “O ronco de fulano é tão alto que dá para ouvir de fora do quarto”. Essa observação, na verdade, já indica a gravidade do problema e demonstra que a pessoa realmente precisa de ajuda médica, e inclusive é um critério de gravidade desses sintomas.
O sono é fundamental para a nossa saúde, e a otorrinolaringologia, especialidade de tratar ouvido, nariz e garganta, também pode ajudar no tratamento do sono.
O ronco se define como um ruído provocado pelo estreitamento das vias respiratórias durante o sono. A apneia do sono é a parada respiratória causada pelo fechamento TOTAL das vias aéreas. Principalmente, a apneia do sono piora a qualidade de vida das crianças, dos adultos e predispõe a várias doenças como: hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, arritmias, AVC, diabetes, doenças do fígado e rins.
A qualidade de vida é afetada pelo cansaço ao acordar, sonolência durante o dia, dificuldade de concentração, dificuldade na perda de peso e humor irritado. Muitas dessas manifestações também são usadas como parâmetro na consulta de avaliação de sono.
Existem atualmente vários tratamentos para o ronco: dispositivos, terapias e cirurgias. O tratamento é individualizado após a consulta de sono, o exame físico e os exames complementares para cada caso. Lembrando que a indicação de dispositivos específicos deve ser realizada após a consulta médica. Hoje, o acesso à informação é livre, mas devemos ter critério e cuidado para selecionar o que for melhor. O anúncio X tratamento é “o melhor”. Cuidado! O que pode ser bom para o seu vizinho pode não ser bom para você.
Como eu havia falado anteriormente, as crianças também têm prejuízo com uma má qualidade de sono, mas esse é um capítulo à parte. Me acompanhe.
Natalia Mello do Vale
Médica Otorrinolaringologista. (Médica pela UFJF, Título de Especialista em Otorrinolaringologia ABORLCCF)
Família denuncia falta de assistência a idoso com gangrena em hospital de Leopoldina
▶️ Ouvir matéria Conforme documento, paciente de 64 anos foi liberado com quadro de doença arterial obstrutiva, gangrena, úlceras isquêmicas e processo de necrose no pé esquerdo. Hospital informou ao jornal que o procedimento pode ser feito de forma eletiva. Um…
Duas famílias ficam desabrigadas após tempestade com granizo em Leopoldina
▶️ Ouvir matéria Nove pessoas foram acolhidas no Ginásio Poliesportivo Municipal e mais de 80 casas receberam lonas para conter danos. Foram registrados 59mm de chuva em poucas horas, além de rajadas de vento que chegaram a 60km/h. A Prefeitura de…
Tempestade com granizo e ventos fortes causa destelhamentos em Leopoldina e cidades da região
▶️ Ouvir matéria Defesa Civil monitora os estragos e orienta moradores a redobrarem os cuidados diante da previsão de mais chuva. Foram registrados 59mm de chuva em poucas horas, além de rajadas de vento que chegaram a 60km/h. Uma forte tempestade…











