O termo tricologia, por não ser tão popularmente difundido, ainda é capaz de gerar certo estranhamento quando visto pela primeira vez. Entretanto, oriunda do grego trickhos (pelo, cabelo) e logia (estudo) a Tricologia é a ciência que estuda sistema capilar e trata suas disfunções, sendo umas das áreas da saúde estética que mais se destacou nos últimos anos. A alta procura pelos tratamentos capilares ocorreu, principalmente, após a pandemia do COVID-19. Afinal, quem não teve queda de cabelos após se infectar com Corona vírus, já que essa é uma das consequências mais recorrentes da contaminação?
Por esses e outros motivos, os profissionais da área nunca desenvolveram tanta pesquisa científica e tanta publicação em periódicos de grande renome, como agora. Somando a este fato, as pessoas procuram cada vez mais ajuda para tratar seus problemas capilares.
O estilo e a qualidade de vida, bem como o aumento da longevidade, contribuem para a evolução dos quadros de calvície e queda de cabelos. Sabe-se que 98% das pessoas têm, ou terão algum tipo de distúrbio no sistema capilar, sendo os principais: alopécia androgenética, eflúvio telógeno, alopecia areata, psoríase, dermatite seborreica e danos na fibra capilar. O primeiro deles, a alopecia androgenética, é a mais comum nos consultórios de tricologia. É aquela calvície que se apresenta pelo surgimento das “entradas” nos homens e couro cabeludo cada vez mais visível nas mulheres. Cerca de 80% dos homens possuem este tipo de calvície.
Em segundo no lugar no “ranking” de problemas capilares está o Eflúvio Telógeno, sua principal característica é a queda abundante dos cabelos do paciente. Em seguida aparecem aquelas doenças que atingem o couro cabelo propriamente dito, como psoríase e dermatite seborreica.
Seja qual for seu problema, afinamento ou perda dos cabelos, descamação do couro cabeludo, coceira, excesso de oleosidade ou sensibilidade, saiba que você não está sozinho. Em seu auxílio está o tricologista, profissional especializado em tratar e sanar estes distúrbios. Antes de mais nada, não se desespere! E em vez de sair por aí replicando receitas caseiras e infalíveis dicas de “blogueiras” sem qualquer respaldo científico, pois além de não solucionar, podem piorar o quadro e gerar outros distúrbios, procure ajuda de um profissional especializado e capacitado em tratar e solucionar problemas no sistema capilar. Queda de cabelos não é tudo igual. É, na verdade, um reflexo da saúde corporal e emocional do indivíduo.
O resultado do tratamento só possível se solucionando a causa. Para isso, o diagnóstico com o tricologista é fundamental para chegar no tratamento assertivo e eficaz.
Não deixe para depois! Calvície tem tratamento! Procure um tricologista!
Dra. Hilda Lorena Carvalho
Biomédica esteta, especialista em Tricologia
CRBM3: 08976








