Clube Cutubas em Leopoldina comemora 100 anos de fundação
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Clube Cutubas em Leopoldina comemora 100 anos de fundação

Clube Cutubas em Leopoldina comemora 100 anos de fundação

Centenário do Clube Cutubas – Um lugar de gente: Excelente, Valente, Importante, Inteligente, Forte e Bonita

Por Diretoria 2023/2025

PARA QUEM NÃO SABE:
Desde 1925, a nossa gente está aqui, uma sociedade recreativa voltada para a integração social do nosso povo negro. Estamos completando 100 anos de existência, podemos dizer com orgulho, batendo no peito, que em Leopoldina não existe maior símbolo de luta e resistência.

A PROVA ESTÁ AÍ:
Na próxima quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, é a data, instituída em 1925, ano do centenário do CLUBE CUTUBAS, que completa 100 anos. Um clube que sempre foi a referência no carnaval da cidade e é até hoje uma grande paixão de descendentes de seus fundadores.

CEM, 100
São 100 anos de luta, de glórias, histórias e resistência. Mas também são 100 anos de muitas emoções vivenciadas pelo nosso povo. Parabéns aos presidenciáveis que por aqui passaram, com suas diretorias e equipes de apoio. Vocês edificaram e construíram uma história potente nesse espaço. História essa digna de fazer qualquer um que por aqui passar, sentir orgulho de poder também deixar a sua contribuição.

continua depois da publicidade



AQUI ESTAMOS:
Localizados em um espaço, que é palco das diversas e importantes manifestações culturais de nossa cidade: o leão africano que destaca o emblema do nosso Clube, já recebeu nesses 100 anos existência, eventos como: jazz, bolero, samba, soul, pagode, forró, funk, teatro, espetáculos de dança entre outros, estilos e ritmos, em que na sua essência podem ser considerados como música ou movimento de preto. Afinal, essa era a finalidade lá atrás quando esse clube foi erguido, ser um espaço de lazer para as pessoas pretas da cidade.

POR QUE ISSO?
Num passado não tão distante, no único clube existente na cidade, denominado (Clube Leopoldina), os pretos não entravam, não podiam se divertir no mesmo espaço que os brancos. salvo aqueles que fossem algum trabalhador da limpeza ou músico que iria animar os bailes para os brancos se divertirem, mesmo assim entravam apenas pela porta dos fundos. Era algo triste, que marcou muito os nossos ancestrais, porém provocando-os a se organizarem para mudar aquela situação e com isso acabou surgindo, O MEU, O SEU, O NOSSO CLUBE CUTUBAS.

SIM, SIM:
Ali sim, até hoje o negro entra e sai pela porta da frente. Ali sempre foi e será o lugar onde o negro pode entrar e se divertir, sem ter medo ou receio de nada, porém uma máxima é fundamental, visto que é fruto de ensinos de nossa ancestralidade: CUTUBAS é um lugar de se orgulhar de sua raça, da sua força e especialmente, um lugar de ter gente alegre e feliz.

continua depois da publicidade



POR ISSO CONVOCAMOS A TODOS, FIQUEM ATENTOS:
Esse ano é o CENTENÁRIO do nosso clube, vamos comemorar, vamos festejar, vamos celebrar. Iniciaremos em janeiro na abertura dos festejos com um sensacional BAILE DE GALA, que em outrora lotava as dependências da sede social do clube e por isso iremos resgatá-lo. E não vai parar por aí, pois os meses de março, maio, julho, setembro e novembro de 2025, também receberão no clube eventos grandiosos para darmos continuidade a celebração do nosso centenário.

Sabemos da importância da nossa entidade recreativa, haja vista termos consciência de que mesmo com as nossas lutas, nesse um século que completamos, ainda se faz necessária a resistência ao racismo que ainda existe em grande escala em nossa sociedade.

PORÉM
Saibam que sempre estaremos aqui, no centro da cidade, imponentes, fortes, bravos e valentes, sobre a guarda do nosso brasão, com as nossas cores amarelo, azul e branco defendidas pelo nosso Leão Africano, lutando com todas as forças por um mundo melhor, igual, solidário e resiliente para nossa gente preta.


Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida