Família leopoldinense consegue liminar na Justiça para operar homem internado há mais de 30 dias com fortes dores na coluna
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Família leopoldinense consegue liminar na Justiça para operar homem internado há mais de 30 dias com fortes dores na coluna

Família leopoldinense consegue liminar na Justiça para operar homem internado há mais de 30 dias com fortes dores na coluna

O paciente está internado na Casa de Caridade Leopoldinense aguardando vaga no SUS Fácil e recebendo morfina para suportar a situação em que se encontra.

O leopoldinense Cláudio Henrique Paula Silva, 50 anos, morador do Bairro Alto do Cemitério, em Leopoldina, está internado há quase 40 dias na Casa de Caridade Leopoldinense à espera de uma cirurgia na coluna, que não é realizada naquele hospital pela falta de um neurocirurgião.

De acordo com a família, que entrou em contato com o jornal O Vigilante Online, ele precisa ser submetido a este procedimento cirúrgico devido a problemas de hérnia de disco, bico de papagaio e desgaste no osso dos quadris.

A família está desesperada, pois Cláudio sente fortes dores. Ao Jornal, a irmã do paciente, Sra. Raquel Paula da Silva, informou que ele já está recebendo morfina para suportar a situação em que se encontra. Ainda de acordo com a irmã de Cláudio, este procedimento cirúrgico não é realizado em Leopoldina, pois dependeria de especialista, neste caso, um neurocirurgião.

Ele está no SUS Fácil, conforme relatório daquele sistema, com dor e contratura muscular lombar, radiculalgia para MMII, limitação muscular, diminuição da força muscular, laseg+hernia discal lombosacra e aguarda transferência para procedimento cirúrgico de discectomia artrodese.

continua depois da publicidade



Em contato ontem com a prefeitura de Leopoldina, interventora da Casa de Caridade Leopoldinense, o Jornal foi informado que o caso apresentado, de fato, depende da vaga através do SUS Fácil em algum hospital de Minas Gerais. A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina também foi procurada para se posicionar em relação ao tema, mas até o fechamento da matéria não havia dado retorno.

No final da tarde desta quinta-feira, o Jornal foi informado que uma ação movida pela família através da Defensoria Pública de Leopoldina resultou em uma determinação judicial com tutela de urgência para transferência hospitalar do paciente para realização do procedimento cirúrgico.

A decisão Judicial diz que “Deste modo, evidente que se trata de falha na administração ao gerir o sistema público”, e o texto assim prossegue: “Especificamente neste caso, considerando a urgência e presente os requisitos necessários para o deferimento da medida antecipatória, fica a cargo do Estado de Minas Gerais a transferência hospitalar do autor para realização de discectomia artrodese, devido à complexidade do procedimento. Dito isto, defiro a antecipação de tutela pleiteada para determinar que o requerido Estado de Minas Gerais providenciem a transferência do requerente para unidade hospitalar com atendimento médico necessário ao tratamento cirúrgico de discectomia+artrodese, na forma posta na inicial, no prazo de 72 horas, a contar da ciência desta.”

Informada pela Reportagem sobre a decisão da Justiça, a irmã do paciente Cláudio disse que ainda na tarde desta quinta (19) a família recebeu telefonema da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmando que seu irmão seria transferido nas próximas 72 horas.

Jornal O Vigilante Online


continua depois da publicidade



Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida