Polícia Civil lança projeto 'Chame a Frida' em Leopoldina
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Polícia Civil lança projeto ‘Chame a Frida’ em Leopoldina

Polícia Civil lança projeto ‘Chame a Frida’ em Leopoldina
Divulgação

Iniciativa visa atendimento rápido e eficaz às mulheres vítimas de violência doméstica.

A Polícia Civil de Minas Gerais lançou, na tarde desta sexta-feira (6), o projeto Chame a Frida, em Leopoldina. A ferramenta de enfrentamento da violência doméstica e familiar utiliza uma atendente virtual, por meio do aplicativo Whatsapp, para acolher e orientar mulheres em situações de risco, de forma rápida e segura. O número disponibilizado para o atendimento em Leopoldina é o (32) 98454-6241.

O evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Leopoldina, ocorreu no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) e foi coordenado pelo delegado regional Diêgo Candian Alves e pela titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Gisela Borges de Mattos.

 Otimização do atendimento
Na ocasião, Gisela ressaltou que o Chame a Frida irá agilizar o atendimento às vítimas de violência doméstica no município. “Por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, pretendemos facilitar o acolhimento das mulheres, oferecendo assistência de forma virtual e segura, permitindo que a ida à delegacia aconteça apenas quando for estritamente necessário”, disse.
A partir do acionamento, é possível, por exemplo, receber orientações e agendar o comparecimento na unidade policial para requerer as medidas protetivas de urgência.
A escrivã Ana Rosa Campos, lotada em Manhuaçu e responsável pela criação do projeto Chame a Frida, prestigiou o evento juntamente com autoridades municipais e representantes da Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero de Leopoldina.

continua depois da publicidade



Projeto premiado
Criado em 2020, em meio à pandemia da Covid 19, o Chame a Frida foi a iniciativa vencedora do 5º Prêmio Inova, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). No ano seguinte, 2021, o projeto conquistou o prêmio nacional Innovare, na categoria Justiça e Cidadania.
No fim de 2022, ao concorrer com outros cinco órgãos públicos, a ferramenta da PCMG chegou ao 1º lugar pela melhor prática inovadora, na categoria 2 “Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal”, na 26º edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Já em 2023, no mês de maio, o projeto ficou entre os três vencedores do Creative Bureaucracy Festival, evento internacional que premia as melhores iniciativas de desburocratização do serviço público no mundo.

O Chame a Frida ainda se destacou no 1º Prêmio de Empreendedorismo Feminino nas Forças de Segurança Pública, realizado pela Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM), por meio do Departamento da Mulher Militar (DMM), e a idealizadora Ana Rosa garantiu o 4º lugar da categoria Projeto Inovador.

continua depois da publicidade



Confira a relação completa de premiações:

  • Finalista do Prêmio Viva 2020, na categoria “Justiça e Segurança” (Prêmio nacional da revista “Marie Claire” e “InstitutoAvon”);
  • 1° lugar do “Prêmio Inova 2020” (do Governo de Minas Gerais);
  • 1º Prêmio “Innovare” (do CNJ e demais órgãos da Justiça);
  • Prêmio espírito público (categoria Segurança Pública);
  • Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos (Amaerj);
  • Prêmio práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública;
  • 1º lugar na Escola Nacional de Administração Pública (Enap);
  • Prêmio internacional alemão “The Creative Bureaucracy Festival”;
  • Prêmio Empreendedorismo Feminino na Segurança Pública (Associação dos Oficiais da Polícia Militar).

Jornal O Vigilante Online com Polícia Civil

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram






 

A cópia de conteúdo não é permitida