Neste domingo dois irmãos que combatiam chamas próximo de uma residência morreram em Pedra do Anta. Somente este ano a corporação já atendeu 219 ocorrências de incêndio em vegetação em Leopoldina.
Com os avisos vigentes de onda de calor e baixa umidade relativa do ar, o 7° Pelotão BM de Leopoldina informou que a região está ao nível crítico para o risco de ativação e propagação de incêndios florestais. De acordo com o Comandante Guilherme Cantelle, o momento é de que a população fique de prontidão e atue preventivamente.
Conforme informado pelo Corpo de Bombeiros, no último domingo, 1° de setembro, os incêndios em vegetação não só ceifaram a flora e a fauna, mas também a vida de dois irmãos que combatiam um incêndio em vegetação próximo à residência de seu pai na cidade de Pedra do Anta, na Zona da Mata.
Apenas neste ano o 7º Pelotão BM – Leopoldina atendeu 219 ocorrências de incêndio em vegetação, sendo o mês de julho o mais crítico (54 registros). Do montante de ocorrências, mais de 40% dos registros tratara-se de ocorrências em lote vago.

A corporação lembra aos proprietários de lotes urbanos que é dever deles zelar pelo seu patrimônio (artigo 1275, inciso III, Código Civil) e que, conforme Lei Municipal 3761 de 23 de março de 2007, os proprietários de lotes devem mantê-los calçados, murados e limpos, sem que para a limpeza seja utilizado o fogo.
O Corpo de Bombeiros também alerta que quem realiza queimadas pode até resolver seus problemas, mas compartilha com toda a coletividade os prejuízos, tais como: poluição atmosférica, empobrecimento dos solos, indisponibilidade de recursos únicos dos Bombeiros Militares em ocorrências que poderiam ser evitadas, prejuízos na transmissão de energia elétrica, entre inúmeros outros problemas.
DENUNCIE TODA E QUALQUER TIPO DE ATIVIDADE INCENDIÁRIA ATRAVÉS DO DISQUE DENÚNCIA UNIFICADO – 181. O SIGILO É GARANTIDO. NÃO SE IDENTIFIQUE DURANTE A DENÚNCIA, MAS INFORME O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE DADOS DO INFRATOR DENUNCIADO.













