Leopoldina tem seu primeiro campeão mundial Kids de Jiu-Jitsu
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Leopoldina tem seu primeiro campeão mundial Kids de Jiu-Jitsu

Leopoldina tem seu primeiro campeão mundial Kids de Jiu-Jitsu
Divulgação

No último domingo, dia 11 de agosto, na arena Juventude no Rio de Janeiro, Theo Garcia, aluno da Academia BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu) Escola de Jiu-Jitsu Chão Explosivo, do Mestre Júnior Cruz, sagrou-se CAMPEÃO MUNDIAL DE JIU-JITSU, após finalizar em todas suas lutas, consideradas duríssimas. Com a conquista, Theo Garcia torna-se o primeiro Kids da região a ter esse título.

Ainda em agosto, no último dia 3, depois de participar de mais um desafio Kids na capital fluminense, onde unem-se pesos e faixas diferentes, o Campeão Theo mais uma vez conseguiu o lugar mais alto do pódio, tornando-se o único atleta da região com o título de BI CAMPEÃO SUL-AMERICANO DE JIU-JITSU.

Theo Garcia recebeu das mãos do mestre Júnior Cruz a tão sonhada faixa amarela, reconhecimento do mestre ao desempenho do atleta no esporte.

Seguindo os passos de seu Sensei Cruz, Theo, que também é campeão mineiro de Jiu-Jitsu, treina todos os dias.

De acordo com a família, através de sua mãe, Isabela Garcia, Theo faz treinos particulares, em dupla e no coletivo, além de preparação física e musculação. Toda sua rotina é compartilhada em seu Instagram como forma de incentivo e divulgação do esporte: @theogarcia.bjj e também pelo Instagram da academia @chaoexplosivo @juniorcruzjj

continua depois da publicidade



Júnior Cruz falou sobre o desempenho de Theo: “Ele é um aluno extremamente dedicado, apesar de ser novo na idade, apenas 8 anos, já mostra experiência e comprometimento no cenário competitivo. Hoje ele é o aluno que mais luta eventos na região e também fora do estado”, comentou Júnior Cruz. “Que possamos estar juntos sempre, nessa linda e longa jornada fantástica que é o Jiu-Jítsu”, concluiu o mestre.

Histórico do atleta Theo

Theo nasceu no dia 20 de maio de 2016, no Rio de Janeiro. Um carioca com coração de Mineiro. Veio com sua família para Leopoldina em fevereiro de 2020, pouco antes da pandemia e conheceu o universo das artes marciais no final do mesmo ano com apenas 4 anos. Quase 50% de sua vida no tatame. Nessa época turbulenta, o Mestre Júnior Cruz ainda dava aula de máscara. Foi o primeiro amigo que Theo fez em Leopoldina. Júnior o ensinou tudo, desde a se portar no tatame, amarrar o próprio kimono e faixa, posições adequadas, ataques e finalizações, até ter resiliência e disciplina.

Em Leopoldina as aulas ainda eram particulares ou em mini grupo. Em 2022, já com 6 anos, Theo foi para o coletivo. Ali, ele começou a realmente executar tudo que aprendeu com o mestre, já que antes, todo o aprendido era repassado com um adulto. Agora ele poderia se testar com crianças iguais a ele. Sua primeira troca de faixa da branca para cinza foi nessa época também.

continua depois da publicidade



Mesmo tímido, seguiu sempre atento aos passos de seu professor, que também é um grande competidor. Não demorou muito para o bichinho do competitivo o picasse. Então, aos 6 anos, em setembro de 2022 fez sua primeira participação em um campeonato, em Visconde do Rio Branco, subindo em seu primeiro pódio! Logo no mês seguinte participou de outro, em Muriaé, e não parou mais.

Foi o primeiro Kids a procurar algo a mais para chegar forte nas disputas. Começou nessa época a fazer preparação física voltada para o Jiu-Jitsu com o Jonathan Assis, fundamental para ter energia e força necessárias nas “guerras”. Já são mais de 22 campeonatos de lá para cá, em uma média de 2 campeonatos ao mês.

Em 2023 foi o primeiro aluno da Academia Chão Explosivo a competir em um evento em outro estado. Ele e seu mestre conseguiram pódio no Pan-Americano, no Rio de Janeiro, logo de cara em um evento disputadíssimo, onde categoria Kids pode ter mais de 20 crianças. Alcançou o título de Campeão Mineiro de Jiu-Jitsu vencendo 90% de todas as etapas da disputa (90% porque não pode ir na última).

Em Novembro de 2023, feliz com seus resultados e conquistas, Theo caiu quando estava indo para o Clube. Caiu, teve uma luxação grave no braço na altura do cotovelo com duas fraturas: uma anterior e posterior, além da perda de sensibilidade no nervo radial. Um atleta de Jiu-Jitsu que não conseguia fechar a mão? Como faria a pegada? Sua avó Maria e sua mãe Isabela foram incansáveis. O levaram em especialistas e tiveram a ajuda de um fisioterapeuta sensacional: Thiago Limão.

Não foi fácil! Cada sessão uma dor. Nosso menino teve derrame articular e certa fibrose e precisou forçar a abertura do braço até que chegasse a amplitude correta. Mas, vencemos. A fratura se estabilizou. 70 dias após a queda lá estava ele: no pódio! Resiliente e guerreiro! Dessa vez vice campeão. Tinha um fator mental pesando: e, se tomasse um golpe no braço? Aqui, contamos com o brilhante trabalho de um coach esportivo: Fernando Bracatti.

Afinal, desistir nunca foi uma opção para Theo. Quantas vezes mesmo com medo da dor, olhos arregalados, ele respirou, bateu o pé que iria e deu um show? Foi pódio duas vezes no Pan-Americano no Rio de a janeiro e no campeonato Estadual. Agora, cada vez mais forte física e mentalmente e querendo mais, começou a se preparar para participar de disputas, de desafios, que é a categoria mais puxada de um campeonato, onde disputaria um cinturão de campeão Sul Americano com crianças mais pesadas e mais graduadas que ele.

E, conseguiu! Após lutas duríssimas, se sagrou Campeão Sul-americano por duas vezes! Bicampeão! Mais uma vez primeiro atleta na região com esse feito. Todo esse esforço, disciplina, somados aos desafios enfrentados lhe renderam a graduação para faixa amarela na última semana e foi emocionante para todos que estavam ali. Assim, para sua estreia na yellow belt, Theo mais uma vez foi se desafiar em terras cariocas. Arena da juventude. Campeonato Mundial de Jiu-jitsu. Centenas de crianças com um único sonho. Duas lutas, duas finalizações, a primeira feita em 20 segundos. Ouro no peito!

Mais uma vez seguindo os passos de seus mestre: Theo se sagrou o primeiro atleta kids de Leopoldina e região a ser campeão mundial de Jiu-Jitsu! Atualmente divulga sua rotina de treinos em seu Instagram: theogarcia.bjj. Uma rotina que se divide em: preparação física 3 vezes na semana, 8 treinos de Jiu-Jitsu por semana, musculação e sessões com coach. Além de ir para o CCAA e para a escola.

Nós esperamos junto ao professor Cruz elevar cada vez mais o esporte leopoldinense. Nossa próxima meta será uma disputa do Internacional em São Paulo, em setembro. Para tanto buscamos patrocinadores que tenham interesse em apoiar nosso menino e ter sua marca levada ao mais alto do pódio.

Categoria de idade: 8 e 9 anos; Categoria de peso: Pena e Leve; Faixa: Amarela; Atuais títulos: Campeão Mundial, Bicampeão Sul-Americano, Campeão Mineiro, Dois cinturões, 12 medalhas de ouro, 6 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze.

Leia também:
Atleta de 7 anos é destaque do Jiu-Jitsu em Leopoldina e recebe visita da supercampeã brasileira e mundial Cinthya Petrillo

Jornal O Vigilante Online

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida