

No período de 20 de julho a 3 de agosto, Belo Horizonte sediou a 41ª edição da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, na qual destacou-se o leopoldinense Bernardo Batista Mendonça, de 16 anos.
Realizada no Parque da Gameleira, a Exposição é considerada o maior evento de equinos da América Latina, contando com a promoção e organização da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

Cerca de 40 competidores com idades entre 14 e 18 anos participaram da prova social, na categoria “Botom de Ouro Júnior”, ocasião em que a arte de montar realçou a beleza da marcha do Mangalarga Marchador.
Ao sagrar-se como 3º melhor cavaleiro do Brasil em sua categoria, Bernardo agradeceu e compartilhou o seu sucesso com o Centro de Treinamento de Equitação – dos Amigos Lelei e Taynara; com o seu primeiro professor – Jackson Correa; com seus familiares e a todos que torceram por ele.

Ao Jornal O Vigilante Online, os pais de Bernardo – Alex Mendonça Ribeiro e Ana Paula Nogueira Batista revelaram sua imensa felicidade com o resultado da competição.
“Acompanhamos todo esforço e dedicação do Bernardo ao longo desses anos, galgando degraus nas provas sociais categoria Botom de Ouro Júnior (14 anos + 1 dia a 18 anos)”, explicou Ana Paula, acrescentando que a Nacional para os atletas de sela equivale à nossa Copa do Mundo no futebol, é o ápice, a coroação de todo trabalho dos competidores no cenário brasileiro do cavalo Mangalarga Marchador.
Alex esclareceu que desde 2022 Bernardo participa do evento em Belo Horizonte e na primeira vez que montou na pista da Gameleira ficou entre os 12 melhores cavaleiros do Brasil.
Ao final, os pais comentaram que em 2023 Bernardo ficou entre os 7 melhores, conquistando o 5º prêmio na classificação geral, e comemoraram: “Nesse ano de 2024 ele subiu a tão sonhada rampa com a faixa do 1º Prêmio, conquistando o terceiro lugar no pódio.”
Jornal O Vigilante Online













