João Paulo Ferreira da Silva é o único representante do Goalball da Zona da Mata Mineira nesta etapa estadual do Jemg, que começa nesta segunda (15). Ele atuará pela equipe de Goalball da cidade de Poços de Caldas.
O estudante-atleta leopoldinense João Paulo Ferreira da Silva, de 12 anos, deficiente visual, participará da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) na cidade de Governador Valadares, a realizar-se a partir desta segunda-feira, 15 de julho, até o próximo dia 21, período em que serão disputados: judô, atletismo e natação, além das paralímpicas, como o Goalball, esporte desenvolvido especificamente para os atletas com deficiência visual.

Aluno da Escola Estadual Enéas França, no Bairro Bela Vista, João Paulo é o mais jovem integrante do Projeto Goalball Zona da Mata, que tem parceria com a Apae Leopoldina, Associação de Árbitros Independentes de Juiz de Fora e Região (AAIJFR) e Instituto Jesus, de Juiz de Fora, localizado no Bairro Nossa Senhora Aparecida, onde os treinos de Goalball acontecem em sua quadra de esportes.
Por razões burocráticas, João Paulo não conseguiu a inscrição por sua terra natal, para representar Leopoldina no Goalball nesta etapa do Jemg, mas competirá pela equipe de Poços de Caldas, que gentilmente abriu espaço para sua inscrição através do Professor Eraldo Sandi dos Santos, que convidou o estudante-atleta para se inscrever por aquela cidade do Sul de Minas.
Após ter a presença de João Paulo confirmada no evento, sua família contou com a ajuda de amigos para conseguir reunir o valor necessário para custear a viagem dele e do seu treinador, Renato Fibliolino Filho, vindo de Santos – SP. Os dois viajarão nesta segunda-feira (15) para Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
João Paulo começou com 11 anos de idade no Goalball, esporte que conheceu através do treinador Duany Ferreira, que lhe convidou para participar do Projeto Goalball Zona da Mata.

Duany (foto), que está no Projeto desde 2017 a convite do jornalista Antônio Marcos Costa, contou que se apaixonou pelo esporte e nele permanece até os dias de hoje. “Os treinamentos inicialmente eram realizados em Leopoldina, no Ginásio Poliesportivo Carlota Mendonça Gama, na Avenida Getúlio Vargas, mas foram interrompidos devido ao período da pandemia de Covid”, explicou o professor.
“Após a pandemia, o projeto precisou buscar novo espaço para treinamentos, e em Juiz de Fora conseguimos a parceria com o Instituto Jesus, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, onde ocorrem os treinos semanalmente. A cada 15 dias temos treinos com a presença dos atletas de outras cidades e estados, dentre eles do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, estados do Nordeste, enfim, de todo país”, esclareceu Duany, que conhece João Paulo há pouco mais de um ano.
“Descobrimos o João Paulo, que é o atleta mais jovem do nosso projeto, um menino com um futuro promissor, que pode ser aprovado pela seleção de base e ter a oportunidade que grandes atletas que hoje circulam na seleção principal não tiveram, que é ao começar o Goalball desde cedo, desde muito novo e passar por todas as etapas, juvenil, profissional e buscar uma seleção no futuro”, comentou Duany, que considera muito importante para João Paulo sua presença na etapa do Jemg em Governador Valadares, que será sua segunda grande competição e mais uma grande oportunidade para que ele adquira experiência.

O treinador destaca que a vitrine para João Paulo chegar ao Jemg foi o campeonato regional desse ano, no qual ele foi o atleta mais novo a competir nos regionais, sendo observado por técnicos de várias equipes, inclusive da seleção de base, além de olheiros de outras regiões de Minas, do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Sobre a inscrição de João Paulo para esta etapa do Jemg, Duany agradeceu ao Professor Eraldo Sandi dos Santos, da equipe de Poços de Caldas, pela oportunidade e apoio.
João Paulo, que também treina em casa seguindo orientações do professor Duany, está animado e ansioso, “contando os dias na cabeça pra ir e dar o meu melhor”, como ele mesmo disse à Reportagem.

Ao lado da mãe, Taliane Teixeira da Silva (foto), João Paulo compartilhou durante a entrevista seus sentimentos quando soube que iria participar do Jemg em Governador Valadares: “Eu me senti animado, ansioso, contando os dias na cabeça pra ir e dar o meu melhor”, comentou.
Esta é a primeira vez que João Paulo ficará longe de casa. “Quem vai acompanhá-lo é o professor Renato, e nós vamos ficar aqui torcendo por ele”, declarou sua mãe, que mencionou a animação de seu filho.
“João Paulo é um aluno exemplar, destacando-se em todas as matérias. Ele tem divulgado na Escola sua participação no esporte, e seus colegas e professores têm lhe incentivado muito”, conta Taliane.
“Estamos bastante apreensivos por ele viajar, é a primeira vez que ele desliga esse elo para viajar sozinho, mas nós o incentivamos a ir em frente, a realizar seu sonho. O esporte é algo que ele tem muita vontade e interesse de fazer. Estamos ansiosos pela volta dele e pela vitória que ele vai tentar”, ressaltou a mãe de João Paulo.

O entrosamento do atleta no Projeto Goalball Zona da Mata é ótimo, segundo avalia o próprio João Paulo, que se sente rodeado por amigos.
O Projeto conta com o apoio do jornalista e também deficiente visual Antônio Marcos Costa, entusiasta do Goalball, juntamente com o professor de Educação Física Duany Ferreira, treinador da equipe, ambos de Leopoldina.

Antônio Marcos Costa, que é coordenador geral do Projeto Goalball Zona da Mata e um de seus atletas, também conversou com o Jornal O Vigilante Online sobre o Projeto e a participação de João Paulo no esporte. “Falar do Projeto Goalball Zona da Mata é sempre motivo de muita alegria. Nos deixa muito orgulhosos por oportunizar às pessoas com deficiência visual praticarem uma modalidade esportiva, que foi criada para este público”, afirmou.
“Hoje promovermos o Goalball aqui na Zona da Mata, atendendo atletas de Leopoldina e também de Juiz de Fora, é muito satisfatório pra nós que estamos na coordenação deste projeto, junto com professores voluntários que contribuem diretamente para o crescimento e evolução do Projeto Goalball Zona da Mata”, enfatizou Antônio Marcos.”
Conforme o jornalista, o projeto conta atualmente com mais de 20 atletas, entre homens e mulheres. “Nosso desejo é que possamos ampliar cada vez mais, podendo atender pessoas de outros municípios. Entretanto, para que isso seja possível, precisamos de apoio da iniciativa pública e também da iniciativa privada. É preciso parcerias com as prefeituras de Leopoldina e de Juiz de Fora ou de quaisquer outros municípios que venham ser incluídos neste projeto”, frisou.
Sobre o momento importante na vida do leopoldinense João Paulo, Antônio Marcos realçou o fato de hoje termos um atleta que vai viajar para Governador Valadares neste dia 15, para participar do JEMG paraolímpico: “É o único atleta paralímpico da Zona da Mata Mineira que participará deste evento, para buscar sua vaga nos jogos escolares paraolímpicos, evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).”

Antônio Marcos Costa salienta que “é relevante para o Projeto Goalball Zona da Mata poder oportunizar a participação de um atleta paralímpico de Goalball da nossa região, por meio do Projeto, neste evento em Governador Valadares e poder buscar seu espaço no Goalball brasileiro”, acrescentando que João Paulo é o atleta mais jovem do projeto e também o atleta mais jovem a participar de um regional promovido pela Confederação Brasileira de Desporto de Deficiente Visual (CBDV).”
Para Antônio Marcos, oportunizando este atleta com as participações neste evento, o Projeto ganhará visibilidade, “como hoje está podendo falar aqui pro Vigilante Online. Isso faz com que o Projeto Goalball Zona da Mata possa crescer com a possibilidade de oportunizar a mais jovens, adultos e crianças. O nosso projeto está aqui para poder atender as pessoas com deficiência visual, sem limite de idade”, definiu o Coordenador Geral do Projeto Goalball Zona da Mata, que tem por objetivo contribuir na formação de atletas para as quadras, e de cidadãos para a vida.

Agradecimentos
Ao final da entrevista, João Paulo agradeceu a todos que acreditaram nele. Também agradeceu às pessoas que ajudaram colaborando com a campanha para arrecadação de recursos destinados à compra das passagens dele e de seu treinador para Governador Valadares.
Por sua vez, o professor Duany Ferreira salientou que o Projeto Goalball Zona da Mata está de portas abertas para que as famílias de pessoas com deficiência visual o conheçam. E finalizou suas considerações referindo-se à relevância do papel desempenhado pelo jornalista Antônio Marcos, que juntamente com outras pessoas, é o um grande incentivador e motivador do Projeto Goalball Zona da Mata.”
A Redação do Jornal O Vigilante Online apurou que no período de 5 a 11 de agosto serão disputados jogos convencionais na outra etapa estadual do Jemg, na qual atletas de escolas do estado vão definir as competições coletivas e individuais.
Os vencedores das duas etapas irão representar Minas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, nos Jogos da Juventude – organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, e nas Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
Jornal O Vigilante Online













