Horto Florestal de Leopoldina agora é Parque Natural Municipal Dr. João Damasceno Portugal
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Horto Florestal de Leopoldina agora é Parque Natural Municipal Dr. João Damasceno Portugal

Horto Florestal de Leopoldina agora é Parque Natural Municipal Dr. João Damasceno Portugal
Fotos: O Vigilante Online

Lei 4.818/24 foi sancionada pelo Prefeito Pedro Augusto nesta quinta-feira, em cerimônia realizada no Horto. O Projeto de Lei de autoria do Executivo foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

A Lei Municipal 4.818/24, que transforma o antigo Horto Florestal no Parque Natural Municipal Dr. João Damasceno Portugal foi sancionada pelo Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz na manhã desta quinta-feira, em cerimônia realizada no Horto Florestal, localizado no Bairro Vale do Sol. De autoria do Poder Executivo leopoldinense a nova Lei foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

O ato permite que a Prefeitura de Leopoldina transforme a área de 30 hectares do Parque em um local mais atrativo, com opções de lazer, preservação ambiental e convívio social.

continua depois da publicidade



De acordo com as informações apresentadas pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Henrique Gesualdi, inicialmente serão investidos pela Prefeitura R$ 2,3 milhões em obras de infraestrutura, recursos obtidos junto ao governo federal através do Ministério do Turismo, alocados via emenda parlamentar.

Após a aprovação do projeto e autorização da Caixa Econômica Federal, a administração municipal iniciará as obras para ampliar as atividades e possibilidades de utilização daquele espaço.

Além de propiciar ao município melhoria no recebimento do ICMS Ecológico, o cadastramento do Parque permitirá ainda que a Prefeitura preserve os ecossistemas naturais, realize pesquisas científicas e promova ações de educação ambiental, recreação, turismo ecológico e de autossustentabilidade.

A gestão e manutenção do Parque Natural Municipal ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) designado como Conselho Gestor.

“Foi um dia histórico”, declarou ao Jornal O Vigilante Online o Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, logo após sancionar a Lei 4.818/24. “No momento em que comemoramos a Semana do Meio Ambiente o município de Leopoldina, numa aliança muito importante entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, nós aqui viabilizamos um sonho antigo, um sonho oportuno e necessário, que é fazer com que Leopoldina entre de maneira oficial nesse novo modelo, que é o modelo da preservação do meio ambiente dando aos nossos cidadãos a oportunidade de conhecer um recanto totalmente preservado, com 30 hectares, onde nós vamos implantar aqui e fazer com Leopoldina seja um exemplo de preservação para toda a Zona da Mata e para toda Minas Gerais”, enfatizou o Chefe do Executivo leopoldinense.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Henrique Gesualdi, comentou: “O meio ambiente agradece, de fato, a oportunidade desse dia que a administração municipal, através do Prefeito Pedro Augusto sanciona o Projeto de Lei aprovado por unanimidade pela Câmara”.

continua depois da publicidade



“A partir de agora vamos passar para uma nova etapa, de realização de obras de infraestrutura aqui no Horto, com recursos advindos em emendas da bancada federal de Minas e ao mesmo tempo vamos elaborar o plano de manejo do Horto para que a gente possa, num breve espaço de tempo, oferecer este espaço, o Parque Natural Municipal Dr. João Damasceno Portugal, como Unidade de Conservação Integral para que a população de Leopoldina, a população que nos visita, possa vir aqui diariamente, aos fins de semana; jovens, adultos, crianças e desfrutarem de todas as oportunidades da área de educação ambiental, de preservação, de conservação, que serão disponibilizadas para a população. É um dia muito importante”, explicou.

Para o Secretário, o evento desta quinta-feira marca mais uma etapa de comemoração do Mês do Meio Ambiente que a Secretaria vem desenvolvendo. “Pra nós é um orgulho, é uma satisfação podermos estar à frente dessa empreitada e vamos trabalhar forte para que possamos realizar a contento as obrigações”, concluiu Gesualdi.

Falando em nome do Poder Legislativo Municipal, o presidente da Câmara, Rodrigo Pimentel, destacou a importância da iniciativa. “Sempre foi um sonho a revitalização desse espaço, ampliando ainda mais as oportunidades que esse Horto já proporcionava à população de Leopoldina”, afirmou Rodrigo, frisando que o novo Parque será ainda mais aproveitado, preservando o meio ambiente. “Desejo que hoje seja um novo futuro para este espaço”, realçou o presidente da Câmara de Leopoldina.

Jornal O Vigilante Online


Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida