Polícia Federal combate extração ilegal de areia em Leopoldina
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Polícia Federal combate extração ilegal de areia em Leopoldina

Polícia Federal combate extração ilegal de areia em Leopoldina
PF/Divulgação

Os investigados responderão pelos crimes de usurpação de bem público da União e de danos ambientais, cujas penas podem chegar a até seis anos de detenção.

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 28 de maio, a Operação Areial, com o objetivo de combater a extração ilegal de areia no município de Leopoldina. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da Vara Federal de Muriaé.

Além dos policiais federais, a operação mobilizou, em ação conjunta, policiais da Polícia Militar Ambiental, bem como fiscais do IBAMA e da Agência Nacional de Mineração (ANM), a fim de dar cumprimento às devidas autuações e à destruição do maquinário utilizado na extração mineral ilegal.

continua depois da publicidade



As apurações demonstraram que embora os investigados possuíssem empresa formalmente constituída, eles promoviam, no leito do Rio Pomba, extração mineral com a utilização de balsas e dragas, sem autorização da ANM e sem licença ambiental.

Após a extração, a areia era vendida sem o recolhimento dos tributos devidos e sem a recuperação ambiental da área degradada. Além dos prejuízos fiscais e ambientais, a atividade também prejudica os empresários que vendem a areia legalizada, em clara concorrência desleal.

continua depois da publicidade



Alguns danos ambientais constatados pela perícia criminal federal foram: erosão; alterações e assoreamento do curso d’água; danos à fauna e à flora e depreciação da qualidade da água.

Jornal O Vigilante Online com Comunicação Social Delegacia de Polícia Federal em JF



Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida