Leopoldina comemora 170 anos de Emancipação Político-Administrativa
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Leopoldina comemora 170 anos de Emancipação Político-Administrativa

Leopoldina comemora 170 anos de Emancipação Político-Administrativa
Arquivo/O Vigilante Online

O município de Leopoldina está em festa neste dia 27 de abril pela comemoração dos 170 anos de sua emancipação político-administrativa, graças à Lei Provincial nº 666, de 27 de abril de 1854.

Nesta data é necessário relembrar informações históricas, manter acesa a chama que ilumina a caminhada gloriosa da nossa Athenas da Zona da Mata.

Segundo o “Livro da Lei Mineira”, de 11 de maio de 1854, arquivado na Biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, indexação feita tomando por base a publicação “As Denominações Urbanas de Minas Gerais”, a Lei 666, de 27 de abril de 1854 traz em sua Ementa:“Lei elevando à categoria de Freguesia e de Vila o Distrito de São Sebastião do Feijão-Cru com a denominação de Vila Leopoldina, e contém outras disposições a respeito.”

De acordo com os registros disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a escolha do topônimo (Leopoldina) foi uma homenagem à segunda filha de Pedro II, princesa Leopoldina, em substituição ao antigo nome, ‘Feijão Cru’, quando da criação do município.

A primitiva denominação viera dos primórdios do desbravamento, quando os primeiros brancos, em busca de terras fáceis e ótimas, acamparam à margem de um ribeirão; na manhã seguinte, verificaram não ter o cozinheiro da comitiva prestado a devida atenção ao fogo, que se improvisara para afugentar as possíveis feras e cozer os alimentos, resultando, daí, que o feijão estava bastante duro.

continua depois da publicidade



Essa “lenda”, aliás, está eternizada em um belo mural feito pelo artista leopoldinense Funchal Garcia, que encontra-se na Praça Félix Martins.

Retomando a história, em 1831, dois fazendeiros da redondeza, em cujas terras se encontrava o pouso de ‘Feijão Cru’, fizeram doações para a construção de uma capela, em torno da qual se consolidou o povoado. Foram estes doadores Francisco Pinheiro de Lacerda e seu sogro, Joaquim Ferreira de Brito. Em 1854, a 27 de abril, foi criado o município de Leopoldina; a instalação solene se deu no ano seguinte, tendo sido o primeiro presidente da Câmara o coronel José Monteiro de Castro.

Município pujante da Zona da Mata Mineira, ainda hoje dispõe da segunda maior extensão territorial da região, ocupando uma área de 943,077 km², superada apenas por Juiz de Fora.

continua depois da publicidade



Leopoldina faz divisa com Cataguases, Laranjal, Recreio, Pirapetinga, Estrela Dalva, Volta Grande, Além Paraíba, Santo Antônio do Aventureiro, Argirita, São João Nepomuceno, Descoberto e Itamarati de Minas. Estrategicamente localizado, o município é servido por importantes rodovias federais, dispõe de redes públicas e particulares de ensino, do fundamental ao nível superior, segurança pública, Corpo de Bombeiros, enfim, Leopoldina conta com uma boa infraestrutura, que evidentemente precisa de investimentos, melhorias e aperfeiçoamentos.

Parabéns Leopoldina, pelos 170 anos comemorados neste 27 de abril de 2024.

Eventos
A programação oficial divulgada pela Prefeitura de Leopoldina tem início neste sábado com uma manhã festiva, com o lançamento do Selo Postal Comemorativo aos 170 anos de Leopoldina, seguido do Ato Cívico no Paço Municipal e do desfile até o Monumento da Princesa Leopoldina, onde haverá um ato simbólico em homenagem à filha do Imperador Dom Pedro II.

À noite, a programação acontece em dois lugares. A partir das 20h, na praça Dom Elvécio, o público terá a oportunidade de curtir o projeto Sesc Minas ao Luar, com shows da artista leopoldinense Janaína Gentil e Sandra de Sá. A partir das 23h, a festa segue para o Parque de Exposições, onde haverá um show com Thiago Brava.

No domingo, dia 28, a partir das 15h, a festa continua no Parque de Exposições, que recebe um Festival de Bandas leopoldinenses.

Na terça-feira, dia 30, véspera de feriado, a Prefeitura fecha a programação de aniversário com o show gospel Preto no Branco, a partir das 21h, também no Parque de Exposições.

Jornal O Vigilante Online



Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida