Colaboradores da Energisa visitam obras, residências e comércios do ramo de construção civil.
Conscientizar a população sobre os riscos e perigos de se aproximar da rede elétrica estão entre os compromissos da Energisa com os seus clientes.
Neste mês de fevereiro, a distribuidora realizou a primeira Parada de Segurança, onde equipes da Energisa Minas Rio estiveram empenhadas em mais uma ação especial de conscientização: colaboradores, distribuídos em equipes, estiveram em Cataguases, Coimbra, Pirapetinga, Sericita, Manhuaçu e Tocantins para alertar a população, profissionais de estabelecimentos comerciais – principalmente lojas de materiais para construção civil – e trabalhadores em obras sobre os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica. Foram 25 estabelecimentos visitados.
Ano passado, foram 40 cidades, cerca de 520 lojas de materiais de construção e obras e aproximadamente 1.200 pessoas conscientizadas sobre o tema. De acordo com Luana Cruzué, analista de Planejamento, “o objetivo é estar mais perto da comunidade.
Por isso, a iniciativa faz parte do cronograma de atuação preventiva da concessionária, com o intuito de despertar a comunidade sobre o risco real de realizar serviços ou brincadeiras próximos à rede elétrica. Nem todo acidente é causado pelo toque do objeto na rede. Há ocorrências em que a simples proximidade de um equipamento com a fiação de energia pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte”, alerta.

Na última quinta-feira, 07 de março, a Energisa também esteve na Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho de Leopoldina para falar sobre os riscos e perigos da rede elétrica, tornando os alunos multiplicadores seja em casa ou com amigos.
A responsabilidade é de todos. Para uma reforma ou construção segura, a Energisa orienta que:
- mantenha uma distância mínima de 2 metros da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, vergalhões, andaimes e escadas e também nas construções e manutenções de telhados;
- nunca tente retirar materiais que tenham caído sobre ou estejam em contato com a rede elétrica, pois podem conduzir eletricidade provocando acidentes;
- ao realizar pintura de fachadas, evite o uso de extensores nos cabos, pois eles poderão se aproximar ou tocar a rede elétrica;
- na instalação ou conserto de antenas, cuidado com a rede elétrica: escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva.
- Essas e outras orientações para evitar acidentes com a rede elétrica estão no YouTube da Energisa ou aqui.

Em caso de acidentes com a rede elétrica, mantenha distância e acione a empresa pelos canais de atendimento:
• Aplicativo para celular Energisa On;
• Site www.energisa.com.br;
• Gisa (WhatsApp): www.gisa.energisa.com.br;
• Call Center – 0800 032 0196.











