Cerimônia de entrega dos certificados foi realizada na sede do Colégio Imaculada Conceição, com presenças de diretores e professores das duas instituições de ensino, alunos e seus pais e demais familiares.

Na última terça-feira, dia 21 de novembro, o Colégio Imaculada Conceição realizou a cerimônia de entrega de certificados aos alunos que participaram do Curso “Introdução à Programação”, através do Projeto “Oktoplus – Programação Competitiva” de Extensão do CEFET MG, Campus Leopoldina.
Ao todo, 21 alunos do Colégio Imaculada Conceição receberam seus certificados. Pais, familiares e demais convidados prestigiaram o evento.
A Mesa de Honra da cerimônia foi composta por representantes do CIC – sua diretora Conceição Zambrano, a vice-diretora Andréia Fonseca, a coordenadora pedagógica Maria Cecília Quaresma e a professora de Ciências Exatas Kátia de Sá Schettino; do CEFET MG Leopoldina – seu diretor José Geraldo Ribeiro Júnior, o professor Anderson Grandi Pires – coordenador do projeto, além de Arthur Aguiar – aluno do CEFET MG e professor de Robótica no Colégio Imaculada Conceição; e pela Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina a secretária Lúcia Lopes Horta e a superintendente de planejamento, gestão e finanças, Suzana Araújo dos Reis.

Após os pronunciamentos e entrega dos certificados, o NRL, Núcleo de Robótica de Leopoldina, do CEFET-MG, fez uma demonstração com alguns robôs de competição. Entre os robôs, estava o “Raio-x”, primeiro lugar nacional na categoria Trekking.
“Entregamos aos nossos alunos o certificado pela participação no curso ‘”‘Introdução à Programação'”‘. Foi um curso muito proveitoso que trouxe para os nossos alunos uma oportunidade de aprender e aperfeiçoar seus conhecimentos na área tecnológica. Reafirmamos, assim, nossa parceria com o CEFET MG, que sempre nos enriquece com sua presença e com os cursos que nos oferece. Queremos continuar sempre inovando com a parceria deste grande Centro, que é o CEFET MG Leopoldina aqui no Imaculada”, declarou a diretora Conceição.
“Para o CEFET-MG, campus Leopoldina, foi muito gratificante contar com a parceria do CIC Leopoldina, uma instituição de grande conceito e importância para a cidade, no projeto de extensão em robótica. O ensino por meio da robótica proporciona desafios significativos na resolução de problemas. No entanto, a abordagem prática, que permite visualizar os resultados de cada tentativa de resolução, facilita o aprendizado a partir dos próprios erros. A robótica, por sua vez, possui uma natureza multi e interdisciplinar, abrangendo conhecimentos em diversas áreas, estimulando a criatividade, a inovação e o pensamento lógico. Por fim, destaca-se a importância do trabalho em equipe, uma característica essencial no ensino da robótica. Esse enfoque promove o desenvolvimento do sentimento de colaboração e interatividade, resultando na inclusão de todos os alunos, respeitando o tempo de aprendizado de cada um”, avaliou o diretor José Geraldo Júnior.


Jornal O Vigilante Online

















