Igor Byrro Vilas, 19 anos, atualmente reside em Barbacena, sede da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, onde se formará no final de 2023.

O jovem leopoldinense Igor Byrro Vilas, 19 anos, foi o artilheiro da 53ª NAE (Naval, Exército e Aeronáutica), realizada entre os dias 14 e 20 de outubro em Campinas – SP. Sua equipe, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) de Barbacena, conquistou a Medalha de Prata nesta edição da NAE, considerada a principal competição esportiva entre as escolas preparatórias de formação de oficiais das Forças Armadas.
Além da EPCAR, participaram do evento o Colégio Naval (CN), com sede em Angra dos Reis (RJ) e a anfitriã Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sediada em Campinas. Todos os atletas são alunos das escolas e têm idades entre 17 e 22 anos.
No sábado, 14 de outubro, a equipe da Aeronáutica venceu pelo placar de 1 a 0 o time da Marinha, com gol marcado pelo camisa 9, Igor. A final do campeonato das Forças Armadas foi disputada nesta sexta-feira, dia 20. Após a EsPCEx vencer o jogo pelo placar de 4 a 2, a Medalha de Prata ficou com o time da EPCAR, com seus dois gols marcados por Igor.


Sobre a 53ª NAE
Durante a NAE, 11 modalidades foram disputadas – futebol, o vôlei, o basquete, a natação, o judô, o atletismo e o xadrez, os atletas disputam outras provas mais comuns no meio militar como a esgrima, a orientação, o triatlo militar e o tiro esportivo. O objetivo da competição é desenvolver a integração entre os alunos das três Forças, estimular o gosto pelo esporte e cooperar com a formação do espírito de corpo.
A cerimônia de abertura dos jogos contou com a apresentação das delegações das Escolas e o tradicional acendimento da pira olímpica, no Estádio da Fonte – na EsPCEx. Logo após a abertura dos jogos teve início a competição de atletismo. A competição é aberta ao público e foi prestigiada por autoridades civis e militares, familiares dos Alunos e a sociedade campineira.
Desde 2021 atleta militar da equipe de futebol da EPCAR, Escola na qual ingressou aos 16 anos de idade, Igor Byrro Vilas é filho do casal Luiz Henrique Vilas e Juliana Byrro Vilas (Foto abaixo).

Em entrevista ao Jornal O Vigilante Online, Igor, que atualmente reside em Barbacena, esclareceu que até seus 15 anos estudou no Colégio Imaculada Conceição (CIC) em Leopoldina, onde ingressou no CEFET em 2020, ano em que foi aprovado na EPCAR, onde estuda desde 2021 e se forma no final de 2023.
“A EPCAR é a segunda melhor escola pública do Brasil, instituição militar de ensino médio que, ao ser concluída, dá acesso ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga, São Paulo, para se tornar um piloto militar”, comentou Igor.
De acordo com as informações de Igor, quem se forma na EPCAR é chamado de aluno e a patente é equiparada à de 3º sargento. “O diferencial é que, mesmo menor de idade e no ensino médio a gente já recebe o próprio salário”, destacou, acrescentando que seu plano após formar-se é aplicar para universidades do exterior e seguir para lá, e assim também conseguir conciliar a rotina de treinos.
Em setembro, Igor também participou da Meia Maratona de Niterói – RJ. A prova, promovida pela 3A Eventos, foi realizada no dia 10 de setembro no Caminho Niemeyer, com 123 metros de altimetria. Dos 1044 inscritos, 911 concluíram a prova na distância de 21 Km e Igor conquistou o segundo lugar, Medalha de Prata na categoria até 19 anos.

Conforme Igor, os treinos para a meia maratona foram somente feitos em seus dias de descanso, seja nas férias ou nos fins de semana. Sua meta é que no próximo ano migre para a natação e ciclismo, preparando-se para correr um IRONMAN 70.3, na Europa. “70.3 significa a distância total em milhas percorridas na prova, que convertidas para Km são 90km de bicicleta, 1,9km de natação e 21,1km de corrida”, explicou.
Jornal O Vigilante Online
















