Mais de 21 mil registros foram atendidos no período 2015/2023 pela corporação, abrangendo o município de Leopoldina e demais cidades em sua área de atuação.

Nesta segunda-feira, 17 de julho, Leopoldina comemora o aniversário de 8 anos da inauguração, em 2015, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no município. Inicialmente denominado 4º Pelotão de Bombeiros Militar, o atual 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Leopoldina atendeu 21.553 registros neste período, dos quais 1.557 somente em 2023.
A solenidade de inauguração da unidade, localizada na rua José Peres ao lado do Ponto Base do SAMU, nas imediações do Pórtico da cidade, foi prestigiada por grande público, juntamente com o então Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel BM Luiz Henrique Gualberto Moreira, Representantes das Polícias Civil, Militar, Militar Ambiental e Rodoviária Federal, autoridades federais, estaduais e municipais e profissionais da imprensa local e regional.

Primeiro Comandante do hoje 7º Pelotão BM, o Tenente Guilherme Cantelle Lopes Paiva (Foto abaixo) recebeu a Reportagem do Jornal O Vigilante Online e comentou sobre os trabalhos realizados pelo efetivo do Corpo de Bombeiros em Leopoldina e região.

“É com grande satisfação que celebro os oito anos de existência do 7º Pelotão BM – Leopoldina que, inicialmente, era responsável pelo atendimento operacional a doze municípios e, atualmente, atende operacionalmente quinze municípios contando com o apoio de dois Postos Avançados subordinados: Além Paraíba e Cataguases”, declarou o Comandante Tenente Cantelle, informando que a articulação operacional é organizada em relação aos quinze municípios atendidos pela corporação através das respectivas unidades como referência.
De acordo com o balanço do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a corporação atendeu 21.553 registros no período de 2015 a 2023 através do 7º Pelotão BM de Leopoldina. Dentre as principais ações estão 819 registros de explosão e incêndio urbano, 3.106 registros de salvamento terrestre, 1.303 registros de acidentes de trânsito, 163 registros de mergulho e salvamento aquático, 67 registros de salvamento em altura, 2.755 registros de atendimento pré-hospitalar e 1.789 registros de incêndios florestais.

Também foram atendidos desde a implantação do Pelotão de Bombeiros Militar em Leopoldina, 2.122 vistorias do Serviço de segurança Contra Incêndio e Pânico (SSCIP), 1.064 regisitros de defesa civil, 116 registros de defesa social, 844 registros de rotinas operacionais diversas, 6.873 demonstrações e treinamentos e 10.819 registros de vistorias operacionais.
Outros registros atendidos pela corporação na região do 7º Pelotão BM de Leopoldina foram realizados pelo Posto Avançado de Além Paraíba, de 2018 a 2023, com 8.548 registros e pelo Posto Avançado de Cataguases, entre 2022 e 2023, 3.131 registros.
O 7º Pelotão BM – Leopoldina, é responsável pela área composta por Laranjal, Leopoldina, Argirita, Palma, Recreio e Laranjal. Atualmente, a unidade conta com 28 Bombeiros Militares, que atuam em 4 Alas.




O Posto Avançado BM – Além Paraíba tem em sua área de atuação os municípios de Além Paraíba, Santo Antônio do Aventureiro, Volta Grande, Estrela Dalva e Pirapetinga e o recém criado Posto Avançado BM – Cataguases os municípios de Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Cataguases e Santana de Cataguases.

“Ao longo desses anos, o Pelotão (e seus Postos Avançados) atenderam diversas ocorrências de buscas e salvamentos, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, etc.”, detalhou Cantelle, relatando que também foram realizadas diversas ações no sentido de gerenciar o risco de desastres e divulgar a cultura prevencionista do Corpo de Bombeiros através de palestras, formação de brigadas, vistorias em eventos e edificações, vistorias em áreas de risco, etc.

“O munícipe leopoldinense pode descansar tranquilo sabendo que reside numa cidade inclusa num seleto grupo de cidades detentora de uma unidade Bombeiro Militar (apenas 89 municípios dos 853 municípios mineiros possuem uma unidade BM). Nosso Pelotão possui recursos humanos e logísticos aptos a exercer com eficiência nosso negócio: proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio”, esclareceu, desejando ao final da entrevista “Vida longa e próspera ao 7º Pelotão BM – Leopoldina!”, concluiu o Tenente BM Guilherme Cantelle.
O Jornal O Vigilante Online vem publicamente homenagear e agradecer a todos os militares que integram o 7º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina. Nosso reconhecimento pelos milhares de atendimentos realizados pelos valorosos militares do 7º Pelotão BM de Leopoldina, cuja missão incansável proporciona vidas salvas, vidas que nasceram com a ajuda de suas mãos, incêndios controlados, feridos socorridos, orientações preventivas de acidentes, resgate de animais, dentre as mais variadas situações, ratificando o lema da corporação: BOMBEIRO: O AMIGO CERTO NAS HORAS INCERTAS. Parabéns ao 7º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina e mais uma vez, Muito Obrigado.

Jornal O Vigilante Online
















