Pesquisa localiza documentos que confirmam Exposição de Leopoldina como mais antiga de Minas Gerais
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Pesquisa localiza documentos que confirmam Exposição de Leopoldina como mais antiga de Minas Gerais

Pesquisa localiza documentos que confirmam Exposição de Leopoldina como mais antiga de Minas Gerais
O Vigilante Online

Desenvolvida pela jornalista Márcia Vaz, a pesquisa revela que em 1907 foi realizada uma pequena Exposição em Leopoldina, 29 anos antes daquela que é considerada a primeira Exposição do município, em 1936.

A jornalista Márcia Vaz, Curadora do Memorial da Expoleo, também elaborou parte do texto do Centro Cultural do Mangalarga Marchador, criado de forma virtual em 2022.

Um trabalho de pesquisa desenvolvido pela jornalista Márcia Vaz confirma através de documentos que a mais antiga Exposição de Minas Gerais é a Exposição Agropecuária de Leopoldina. Os novos dados foram apresentados durante a 85ª Expoleo, iniciada este ano no dia 1º de julho e encerrada no último dia 9 no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, promovida pela Coopleste.

Os documentos que comprovam a realização em Leopoldina de uma pequena Exposição em 1907, inclusive com a venda de um cavalo para o Estado do Mato Grosso, respaldam o trabalho da jornalista, responsável pela Curadoria do Memorial da Expoleo em 2023, que funcionou no Pavilhão Carlos Magno Gesualdi Barbosa (Pavilhão da ACIL).

continua depois da publicidade



Em entrevista concedida ao Jornal O Vigilante Online, a jornalista confirmou que em 1907 foi realizada uma pequena Exposição em Leopoldina, porém, fato agora comprovado pelos documentos obtidos através de sua pesquisa.

“Havia especulações de que essa Exposição de 1907 teria acontecido, mas até então não havia qualquer tipo de prova documental”, esclarece Márcia Vaz, justificando que agora, com a documentação localizada durante a pesquisa que fez para o Centro Cultural do Mangalarga Marchador, criado de forma virtual em 2022, a Exposição de Leopoldina passa a ser a mais antiga de Minas Gerais.

Principal destaque do stand do Memorial, o material localizado na pesquisa será estudado mais profundamente para o ano que vem e depois disso será registrado.

continua depois da publicidade



Conforme o resultado da pesquisa da jornalista Márcia Vaz, a primeira Exposição de Leopoldina realizada em 1907, 29 anos antes da Exposição de 1936, passa a ser também a primeira e mais antiga Exposição de Minas Gerais.

À Reportagem, o presidente da Coopleste, Marcelo Junqueira Ferraz (foto), comentou o tema: “O pioneirismo que nós já sabíamos que tínhamos se consolida com prova documental. Um trabalho muito bom feito pela jornalista Márcia Vaz, resgatando a história de Leopoldina. É com alegria que recebemos esta informação, que faz parte do trabalho da Coopleste, visando não apenas manter, mas também resgatar toda a história da nossa Exposição. Estou muito alegre com este acontecimento e vamos fazer com que esta informação chegue às autoridades estaduais e mesmo nacionais, fazendo o registro e consignando isso como fator que demonstra a pujança e a importância que Leopoldina teve no contexto nacional como pioneira na pecuária de Leite. A localização geográfica de Leopoldina com ligação através de linha férrea para o Rio de Janeiro propiciou que aqui se produzisse leite e fizesse chegar até aquela capital esse produto tão nobre que é o leite.”

Jornal O Vigilante Online



Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram






 

A cópia de conteúdo não é permitida