Chegada do inverno e baixas temperaturas reforçam necessidade de cuidados com pessoas em situação de rua em Leopoldina
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Chegada do inverno e baixas temperaturas reforçam necessidade de cuidados com pessoas em situação de rua em Leopoldina

Chegada do inverno e baixas temperaturas reforçam necessidade de cuidados com pessoas em situação de rua em Leopoldina
O Vigilante Online

Vereador pede que Prefeitura de Leopoldina distribua cobertores e agasalhos para essas pessoas.

Nos últimos dias uma onda de frio chegou à região da Zona da Mata e fez cair a temperatura também em Leopoldina, antecipando o início do inverno, que começa oficialmente às 11h58 desta quarta-feira, dia 21 de junho. Associada ao frio, a estação vai até o dia 23 de setembro, quando termina às 3h49.

A Reportagem do Jornal O Vigilante Online registrou na cidade a situação de quem enfrenta o frio das noites e madrugadas. Com uma folha de papelão como colchão e um fino cobertor, aparentemente insuficiente para aquecer o corpo, uma pessoa escolheu um passeio localizado na região da Catedral para dormir ou pelo menos tentar descansar.

continua depois da publicidade



Procurada pela Redação para saber se a Prefeitura de Leopoldina desenvolve alguma ação social voltada a atender as pessoas em situação de rua que estejam dormindo nas ruas da cidade, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza a abordagem destas pessoas durante o dia e as orienta a procurarem a Casa do Cidadão.

Nesta segunda-feira, dia 19, o Vereador José Augusto Cabral (PSD) apresentou uma Indicação, sob o número 185/2023, destinada ao Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz (PL), à secretária municipal de Assistência Social Luiza Helena Moraes Barbosa e ao Chefe da Defesa Civil José Luiz Junqueira Ferraz, solicitando que sejam planejadas e intensificadas ações sociais através da secretaria municipal de Assistência Social e da Defesa Civil, relacionadas ao atendimento das pessoas em situação de rua em nosso município, com o objetivo de proteger estas pessoas contra o frio.

continua depois da publicidade



De acordo com a Indicação do vereador, esta iniciativa se faz necessária devido à queda da temperatura local e ao começo do Inverno. “Diante da onda de frio atual e às que eventualmente ocorrerão, pessoas em situação de rua, dormindo em condições precárias em calçadas e logradouros públicos retratam a necessidade de ações emergenciais, como a criação de uma ronda noturna, proporcionando inclusive cobertores e agasalhos às pessoas que sejam localizadas nestas condições”, justifica a Indicação, que após a fase de discussões foi aprovada pela Casa.

Ao se pronunciar a respeito da reivindicação de sua autoria, o Vereador José Augusto Cabral reconheceu o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, porém, considera importante que a administração municipal adote ações em apoio às pessoas em situação de rua que estão expostas ao frio durante as noites e madrugadas de Leopoldina, por exemplo, destinando-lhes cobertores e agasalhos.

Jornal O Vigilante Online



Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida