Nesta quinta-feira, dia 18, foi celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, movimento pela defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental.
A data marca ainda a luta para tornar o tratamento mais humanizado, combater o estigma e a exclusão, e mostrar que todos têm direito a viver em sociedade e receber cuidados sem que tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
continua depois da publicidade
Em Leopoldina, a data foi celebrada com um cronograma de atividades em prol do movimento, que incluiu a participação do CAPS III no torneio Intercaps de Futsal, em Cataguases, a ocupação artística na Praça Félix Martins e um passeio ao Jardim Botânico, em Juiz de Fora.


Através da saúde básica e especializada, a Prefeitura de Leopoldina disponibiliza uma rede de apoio para pacientes em sofrimento mental, que conta com o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III, ESFs, Serviço Residencial Terapêutico, Leitos de Retaguarda na Casa de Caridade Leopoldinense, SAMU e o suporte das equipe do Polo de Saúde Agostinho Pestana.
continua depois da publicidade
Formado por uma equipe multidisciplinar, o CAPS III funciona 24h para acolhimentos 24h, de 08h às 18h para acolhimento dia, de portas abertas e demanda espontânea, oferecendo aos usuários oficinas terapêuticas, grupo para usuários de álcool e outras drogas, culinária, organização de medicamentos, entre outros.



Prefeitura de Leopoldina
Leia também
continua depois da publicidade















