Filme sobre Maria Alcina, patrocinado pela Energisa, está com inscrições abertas para concurso musical
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Filme sobre Maria Alcina, patrocinado pela Energisa, está com inscrições abertas para concurso musical

Filme sobre Maria Alcina, patrocinado pela Energisa, está com inscrições abertas para concurso musical
Divulgação

Interessados podem enviar seus trabalhos até o dia 19 de maio. Filme foi gravado em Cataguases, Rio de Janeiro e São Paulo.

Neste mês de abril é anunciada a produção do longa-metragem ‘Maria Alcina, Alegria Brasil’, escrito e dirigido pela também mineira Elizabete Martins Campos, baseado na história de vida e obra da cantora cataguasense. Para marcar a data, está sendo lançado um concurso de composição para Cinema na Zona da Mata Mineira, que visa premiar e licenciar obras musicais para a trilha sonora original.

A iniciativa, realizada pela iT Filmes, – em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata, patrocinado pela Energisa, – pretende colaborar para criar um impacto além da tela, com interatividade, valorização de músicos, músicas e compositores (as) da Zona da Mata Mineira, onde nasceram Lúcio Alves, Ataulfo Alves, Ary Barroso, João Bosco e a estrela do filme, Maria Alcina, uma das maiores artistas do Brasil.

As inscrições para o concurso de músicas que vão compor a trilha sonora do filme já estão abertas e seguem até o dia 19 de maio. O Concurso está aberto somente para participação de compositores (as) da Zona da Mata Mineira (natos ou residentes), sem limite de idade e os interessados podem ler o Regulamento completo neste link.

continua depois da publicidade


             


Serão premiadas duas obras pré-selecionadas, sendo uma música instrumental, uma música (melodia e letra), que poderão a critério da curadoria final fazer parte ou não da trilha sonora do longa-metragem. A temática da obra é ‘Maria Alcina – Alegria Brasil’. O estilo e gênero musical das canções são livres, à escolha do compositor. Cada participante pode apresentar no máximo duas canções. A música selecionada vai receber um prêmio no valor de R$ 1 mil. Se a música selecionada integrar a trilha sonora do filme, o autor também vai receber R$ 1 mil pelo seu licenciamento. A divulgação dos resultados será às 19h do dia 25 de maio pelo site.

– ‘Maria Alcina, Alegria Brasil’ será um filme musical, poético, orgânico, plástico, interativo, expansivo, sensorial, alegre e alto astral – escreve a  cineasta em seu segundo argumento da trilogia inspirada no Brasil, que vem desenvolvendo tendo como personagens cantoras da música brasileira, comenta a cineasta Elizabete Martins Campos, diretora do premiado filme “My name is now”, sobre Elza Soares.

Ao longo de 74 anos de idade e 51 anos de carreira, Maria Alcina Leite nunca parou de fazer arte. Ela traz impressa em si importantes signos da memória coletiva e identidade do Brasil. É uma artista que circula em diferentes meios artísticos, tanto pelas interpretações e seus diálogos com distintos compositores, de diferentes épocas e gêneros musicais, como por suas performances sonoras, cênicas e visuais: em festivais, teatro, shows, rádio, TV, circo, DVD e, agora, vivendo ela mesma neste filme inédito, onde é a estrela máxima.

“Vou filmar na minha cidade, na querida Cataguases”, diz Maria Alcina sobre o Projeto. “Vai ser genial! Então, é muita luz, câmera, ação. Agora eu tô nessa pegada. Então, muita música, muita vida, muito contato com vocês sobre a minha carreira. Estou muito feliz, muito agradecida. Viva a música! Viva Minas Gerais! Viva eu! Viva tudo! E viva o Chico Barrigudo! Uau!”, comemora Maria Alcina.

Rodado na cidade do Cinema Brasileiro, Cataguases, em Minas Gerais – e também no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se passa parte do enredo – o projeto teve seu início nas pesquisas, em 2019,  logo no primeiro encontro entre a cantora e diretora, em São Paulo, quando falaram pessoalmente, pela primeira vez, sobre o Filme.

continua depois da publicidade



A cineasta Elizabete Martins Campos esteve com a cantora Maria Alcina em Cataguases, em setembro de 2022, quando fizeram estudos e ensaios para o filme.  As pesquisas com filmagens foram realizadas no Polo Audiovisual da Zona da Mata, parceiro do Projeto, e também nas ruas de Cataguases, onde Maria Alcina apresentou para a diretora pontos marcantes na vida cultural na cidade, na Cataguases que foi eternizada no cinema pela figura de Humberto Mauro, que morou parede e meia com a casa onde Maria Alcina cresceu.

“Em nossa experiência do Polo Audiovisual, ao longo dos últimos anos em Cataguases e região, realizamos dezenas de produções tendo a região como cenário para acolher essas obras, gerando impactos econômicos, fortalecendo nossos talentos e profissionais do setor. Mas faltava uma iniciativa que reconhecesse a história de uma personalidade contemporânea local. Não faltará mais – o filme “Maria Alcina, Alegria Brasil” irá revelar a trajetória afetiva e a força desta grande estrela da cultura e da música brasileira,” declara Cesar Piva, presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

O longa faz parte da trilogia que a cineasta Elizabete vem desenvolvendo desde 2008, quando iniciou suas pesquisas para My Name is Now, Elza Soares`, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2019, em duas categorias, Melhor Longa-Metragem Documentário, Júri Oficial e Melhor Trilha Sonora Original Júri Oficial.

O Projeto completo que prevê o desenvolvimento, produção, filmagem, montagem, finalização e distribuição, encontra-se neste momento na etapa de desenvolvimento e filmagem e busca novos parceiros.

O Filme é realizado pela iT FIlmes, em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata, com patrocínio da Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas e apoio cultural da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Fábrica do Futuro, Instituto Cidade de Cataguases. Distribuição Circulabit – Tudo Mov.

Mais Informações sobre o filme e o concurso de música https://itfilmes.com.br/mariaalcina/

Jornal O Vigilante Online com Energisa


Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram






 

A cópia de conteúdo não é permitida