PM e Escola Ribeiro Junqueira em Leopoldina promovem Projeto ‘Liderança na Escola para a Vida’
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

PM e Escola Ribeiro Junqueira em Leopoldina promovem Projeto ‘Liderança na Escola para a Vida’

PM e Escola Ribeiro Junqueira em Leopoldina promovem Projeto ‘Liderança na Escola para a Vida’
PM/Divulgação

Através da realização de palestras e oficinas para alunos o projeto pretende despertar nos estudantes a motivação e o interesse na construção de perspectivas de futuro. Confira os detalhes na matéria.

Em 2022, após incidentes de atos infracionais envolvendo alunos da Escola Municipal Ribeiro Junqueira, em Leopoldina, um projeto foi criado pela Polícia Militar visando uma educação complementar, permitindo aos adolescentes do 9º ano daquela centenária instituição de ensino um contato multidisciplinar com diversas pessoas/profissionais de Leopoldina.

Segundo as informações obtidas junto à direção da E. M. Ribeiro Junqueira, o projeto foi proposto em reunião com aquela comunidade escolar no dia 26 de outubro do mesmo ano pelo Tenente Weslley José de Oliveira, do 68º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, que está à frente da iniciativa.

Denominado Liderança na Escola para a Vida, o projeto consiste em palestras/oficinas junto aos alunos, apresentadas por voluntários da própria sociedade leopoldinense. Abrindo o ciclo de palestras em 2023 a primeira delas foi ministrada no dia 10 de fevereiro pelo próprio Tenente Weslley, no auditório do Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, localizado na Praça Félix Martins.

continua depois da publicidade


             


A segunda palestra do Projeto foi proferida no dia 16 de fevereiro pelo Sargento Herold no mesmo local. O músico Derlan Andrade, do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado participou do projeto apresentando a terceira palestra, que foi realizada no dia 3 de março.

O músico Derlan Andrade durante a terceira palestra, dia 3 de março.

De acordo com o Tenente Weslley, a iniciativa também conta com empresários e profissionais liberais que auxiliam nas atividades, desde palestras até o fornecimento de pequenos brindes aos alunos. “Os adolescentes já tiveram conversas sobre liderança, redes sociais, música e nos próximos encontros já estão marcados temas como artes marciais (esportes), empreendedorismo, drogas, entre outros”, esclareceu o Tenente.

A diretora da E. M Ribeiro Junqueira, Fabíola Abreu Vidal Zambelli e a vice-diretora Marilza Aparecida Ferreira Duarte Bella explicaram que o projeto será desenvolvido durante o ano letivo de 2023 com as turmas do 9º ano, e tem como objetivo mobilizar os estudantes a participarem da comunidade escolar de forma ativa, trabalhando cidadania, representação, democracia, responsabilidade e formação de líderes. O ciclo de palestras busca despertar nos estudantes motivação e interesse na construção de perspectivas de futuro.

A E. M. Ribeiro Junqueira, que há 114 anos demonstra seu comprometimento com a formação humana e acadêmica dos alunos deseja com este projeto que eles construam perspectivas pessoais de futuro, valorizem a diversidade de saberes e vivências culturais e entendam as relações do exercício da cidadania e do seu projeto de vida.

continua depois da publicidade



Na avaliação do Tenente Weslley, o projeto tem sido bem recebido por alunos e pais, tendo sido solicitado pela Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina sua expansão para outras escolas. O militar ressaltou que a ideia é a Polícia Militar funcionar como um intermediador, levando a sociedade a auxiliar e construir alternativas para os problemas que afetam a própria comunidade.

O militar acrescentou que quem quiser fazer parte e contribuir com o projeto pode entrar em contato com o oficial na sede da Unidade em Leopoldina ou através de suas redes sociais ( Instagram @weslleyjoliveira).

A próxima palestra do Projeto “Liderança na Escola para a Vida” está prevista para o final do mês de março.

Jornal O Vigilante Online


Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram






 

A cópia de conteúdo não é permitida