Corpo de Bombeiros detalha ações da Operação Carnaval em todo o estado
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Corpo de Bombeiros detalha ações da Operação Carnaval em todo o estado

Corpo de Bombeiros detalha ações da Operação Carnaval em todo o estado
O Vigilante Online/Arquivo

continua depois da publicidade



Após dois anos sem a festa de Carnaval, os grandes centros urbanos vivem a expectativa da retomada da folia em todo o país. Em Minas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) vem se preparando desde o ano passado para garantir a segurança dos eventos e proteção dos foliões em todo o território mineiro.

Neste ano, além do Batalhão Carnaval, o CBMMG conta com a Operação Alerta Vermelho Especial Carnaval, criada com o fim específico de orientar os organizadores de eventos no uso do Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip), ferramenta que simplifica a tramitação dos Processos de Segurança Contra Incêndio e Pânico, por meio da internet.

O intervalo sem a festa popular durante a pandemia foi importante para realizar um estudo detalhado com dados estatísticos sobre as principais ocorrências atendidas no período das festas. A análise da matriz de risco facilita o planejamento do emprego operacional, com base na identificação dos atendimentos mais recorrentes no Carnaval.

O empenho de Militares
O Corpo de Bombeiros terá 100% do efetivo, em condições de trabalho, mobilizado na Operação Carnaval. Eles serão empregados em ações de Ponto Base, prevenção contra incêndios e acidentes PCI (prevenção contra incêndio) e PCA (prevenção contra acidentes), ações de prevenção aquática em balneários, reforço no serviço ordinário, ações de coordenação e controle e no Batalhão Carnaval, que é uma estrutura criada para atuarem exclusivamente no atendimento das demandas do carnaval de Belo Horizonte.

Na RMBH estima-se mais de 1.500 empenhos e cerca de 100 viaturas para atendimento à população. No interior aproximadamente 4 mil empenhos e mais de 500 viaturas.

Em Belo Horizonte
Na capital mineira, onde estará a maior concentração de público do estado, a programação é que haja a montagem de Posto Médico Avançado (PMA) para aliviar a rede hospitalar, bem como a contratação, pela prefeitura, de ambulâncias com UTI para atuarem diretamente nos blocos com previsão de maior concentração de público. O PMA estará no Centro de Referência da Juventude (CRJ), ao lado da Praça da Estação. Há também a previsão de emprego da carreta do Posto de Comando na Praça da Liberdade.

No interior
A segurança de quem não curte a folia também será reforçada nos principais locais procurados para descanso e para lazer aquático. O CBMMG ampliará as atividades de prevenção aquática com equipes de bombeiros militares posicionados em regiões estratégicas e de interesse operacional, como balneários, visando a redução do tempo de resposta e a conscientização da população sobre situações de risco em áreas aquáticas, evitando que ocorrências graves aconteça. O CBMMG possui 4 aeronaves com equipe médica embarcada no Suporte Aéreo Avançado de Vida em condições de acionamento.

Prevenção de acidentes nas estradas mineiras
Com a maior malha viária do país, o Corpo de Bombeiros pretende manter Pontos Base em locais estratégicos e nas estradas de maior probabilidade de acidentes. Além de assegurar que o todo o sistema de socorro aéreo esteja em condições para atendimento em qualquer ponto do território mineiro.

Jornal O Vigilante Online com informações da Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais


Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida