Outro bolsonarista, de Leopoldina, também é alvo de mandado de busca e apreensão.
O advogado cataguasense, E. A. B., foi alvo de um mandado de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira, 27 de janeiro, por uma equipe da Polícia Federal. Ele foi detido e levado para Juiz de Fora onde vai prestar depoimento.
O motivo da prisão, segundo apurou o site junto a uma fonte da Polícia Federal, é a sua participação nos atos golpistas ocorridos em Brasília no último dia 8, quando as sedes dos três poderes da República foram invadidos e danificados por uma multidão de bolsonaristas extremistas.
No dia da invasão o próprio advogado divulgou vídeo nas redes sociais em que aparece caminhando ao lado da multidão em direção ao Congresso Nacional e dizendo “Invadimos, invadimos!” O vídeo viralizou, ele retornou a Cataguases onde continuou levando sua vida normalmente.
Outro bolsonarista, F. J. F. F., de Leopoldina, também é alvo de mandado de busca e apreensão. F. J. F. F. aparece em um vídeo agradecendo “amigos” por ajudá-lo a estar em Brasília. “Estamos em concentração em frente ao QG Duque de Caxias aguardando orientações para seguir para a praça dos três Poderes”, disse.
De acordo com a Polícia Federal, ao todo estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Esta matéria está em atualização.
O Vigilante Online com Marcelo Lopes e G1 Zona da Mata







