Professor Vinícius Campos de Oliveira participa de noite de autógrafos em Leopoldina
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Professor Vinícius Campos de Oliveira participa de noite de autógrafos em Leopoldina

Professor Vinícius Campos de Oliveira participa de noite de autógrafos em Leopoldina
Fotos: O Vigilante Online

Seu livro “Ensino da Função Afim por meio do Software GeoGebra para Estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio” foi lançado na Festa de Livros Internacional de Paraty (FLIP), em novembro.

Em noite de autógrafos realizada na quinta-feira, 8 de dezembro, o Professor Vinícius Campos de Oliveira apresentou na Casa de Leitura Lya Botelho, em Leopoldina, o seu livro “Ensino da Função Afim por meio do Software GeoGebra para Estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio”, pela Editora Autografia.

O livro foi lançado durante a programação dos 20 anos da FLIP – Festa de Livros Internacional de Paraty, no último dia 26 de novembro, na Casa Autografia (foto acima).

Em entrevista concedida ao Jornal O Vigilante Online, Vinícius Campos de Oliveira comentou sobre a noite de autógrafos em Leopoldina e o lançamento da obra na FLIP, em Paraty – Rio de Janeiro.

“A FLIP é uma experiência única e é um divisor de águas para quem gosta de cultura, pois essa festa condensa uma dupla singularidade: diferencia-se de outras festas e festivais literários, da mesma forma que, ao incorporar-se no intenso calendário de comemorações populares de Paraty, reafirma sua conexão com o território do qual emerge”, explicou Vinícius.

De acordo com o professor, as discussões promovidas nas mesas literárias reverberam nas ruas coloniais da cidade, permitindo a construção de novas visões e formas de conhecimento, que reafirmam a riqueza de sua cultura. “E os dias de realização da FLIP são uma oportunidade de mostrar para o mundo essa cultura tão particular”, observou Vinícius.

Em relação à noite de autógrafos, o autor revelou seu amor pela terra onde nasceu. “Eu amo Leopoldina. Digo que sou um leopoldinense encantado com a minha cidade natal. Desde o início, eu já tinha a ideia de fazer uma noite de autógrafos no lugar onde nasci e vivo. Eu acredito no potencial da nossa cidade e valorizo a nossa cultura. Para esse dia acontecer, eu fiz contato com a Casa de Leitura Lya Botelho e fui muito bem acolhido pela Roberta, pela Bia e pela Alice. Organizei o evento para acontecer no mês do meu aniversário. Para mim, o evento aqui em Leopoldina representou um misto de sentimentos inexplicáveis. Pude estar com meus familiares e meus amigos. Pude viver a emoção de cada segundo. Considero que devemos valorizar a nossa cidade, pois ela é rica culturalmente”, definiu Vinícius.

A ideia de trabalhar no livro “Ensino da Função Afim por meio do Software GeoGebra para Estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio” surgiu logo após Vinícius concluir seu mestrado. “A obra em questão é a minha pesquisa de campo que realizei durante esse curso”, esclareceu o professor, acrescentando que ao terminar o mestrado pensou em transformar sua dissertação em um livro acadêmico.

“A partir disso, iniciei esse trabalho. Mas, com o advento da pandemia, eu dei uma interrompida. Quando as coisas foram se ‘normalizando’ continuei a produção do livro. E, hoje, esse trabalho pode contribuir com a pesquisa na área de ensino de Matemática, e até mesmo incentivar as pessoas a prosseguir com os seus estudos em um curso de pós-graduação stricto sensu. Afinal, meu livro traz todo o processo de uma escrita acadêmica, desde o referencial teórico, metodologia e os dados e resultados coletados na pesquisa”, avaliou.

Perguntado sobre o Software GeoGebra, o autor informou tratar-se de um software que permite a interconexão de Geometria, Álgebra e Cálculo de maneira totalmente dinâmica em um ambiente interativo. “Sua interface possui diversos recursos para o ensino e a aprendizagem de Álgebra e Geometria. Ele permite o desenvolvimento de materiais didáticos a partir de ferramentas de criação de páginas web interativas. Está disponível em vários idiomas e é utilizado por usuários do mundo todo. Esse software possui código-fonte aberto, podendo ser modificado por usuários não comerciais”, detalhou Vinícius.

Ainda sobre o software em destaque em seu livro, o professor Vinícius destacou que o GeoGebra permite também apresentar didaticamente diferentes representações de um mesmo objeto que interagem entre si, além de ser uma ferramenta para ser usada profissionalmente.

“Esse software pode ser utilizado por qualquer pessoa e baixado gratuitamente da internet. O GeoGebra já foi premiado em diversos países como um excelente software de matemática dinâmica e atualmente ele é líder na área de softwares educativos de matemática”, concluiu.

No magistério desde 2008, Vinícius Campos de Oliveira é professor nas áreas de Matemática, Informática, Administração e Pedagogia, professor do Departamento de Ciências Exatas e coordenador do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Carangola; diretor e supervisor pedagógico da Escola Municipal Cirene Fernandes Valentim, em Leopoldina, e presidente da Câmara da Educação Básica do Conselho Municipal de Educação de Leopoldina.

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG na linha de pesquisa Práticas Educativas em Ciência e Tecnologia; Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, em Matemática e Física, em Inspeção e Supervisão Escolar, em Gestão Escolar, em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, em Tecnologias e Sistemas de Informação, em Docência do Ensino Superior, o professor Vinícius Campos de Oliveira é licenciado em Matemática, Pedagogia, Informação e Comunicação e em Administração, além de Bacharel em Sistemas de Informação e Administração.

Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com o autor através do celular: (32) 99948-9899 e nas principais lojas do mercado editorial.

Confira fotos do evento:

Jornal O Vigilante Online

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram






 

A cópia de conteúdo não é permitida