A família informou que ela faleceu de causas naturais. O sepultamento está marcado para as 17h00 desta sexta (2) no Cemitério Municipal de Leopoldina, onde acontece o velório.
Faleceu nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, a Sra. Lina Machado de Paiva, Dona Lina, 107 anos, considerada a cidadã mais idosa de Leopoldina. De acordo com a família, Dona Lina faleceu de causas naturais.
Natural de Leopoldina, onde nasceu em 13 de junho de 1915, Dona Lina residia com a família na Vila Esteves. A centenária senhora era viúva do Sr. Walter de Paiva Brito – falecido em 2015; mãe de Maria Lucia, Rosa Maria e Jorge; avó de Débora e Bruno e bisavó de Beatriz e Luiz Frederico.
Procurada pela redação do jornal, uma das filhas comentou que Dona Lina era uma pessoa religiosa e lúcida, além de confirmar que seu falecimento se deu por causas naturais. Consciente de seu papel como cidadã, em 2021 Dona Lina gravou um depoimento em vídeo para informar que havia tomado a vacina contra Covid. No vídeo, publicado pelo jornal O Vigilante Online, Dona Lina destacou a importância da vacinação e fez um apelo para que todos se vacinassem. Confira.
Ao tomar conhecimento do falecimento de Dona Lina, o Prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz se manifestou através das redes sociais. “Leopoldina perdeu hoje a sua cidadã mais idosa, uma pessoa graciosa, que representava exatamente a alma do nosso povo”, escreveu o prefeito.

Em sua mensagem, Pedro Augusto contou que teve a satisfação de conhecer D. Lina Machado, de 107 anos, no dia 27 de agosto desse ano, quando ele recebeu 3 centenários que moram em nossa cidade. “Contamos muitos causos e celebramos a oportunidade de poder reconhecer pessoas que semearam boas sementes ao longo da vida. Vá em paz, D. Lina! Leopoldina se orgulha de ter convivido por 107 anos com a senhora! Aos amigos e familiares, meus sentimentos e pedidos a Deus que conforte a dor dessa perda”, concluiu.
De acordo com a Funerária Cristo Redentor, o velório de Dona Lina acontece na Capela Mortuária Lions Clube e o sepultamento está marcado para as 17h00 no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Leopoldina.
Jornal O Vigilante Online







