Em Leopoldina 41.122 eleitores estão aptos a votar neste domingo
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Em Leopoldina 41.122 eleitores estão aptos a votar neste domingo

Em Leopoldina 41.122 eleitores estão aptos a votar neste domingo
Foto: Arquivo/O Vigilante Online

As eleições deste domingo, 2 de outubro, terão início às 08h00 e a votação vai até as 17h00.

Neste domingo, dia 2 de outubro, o Brasil vai às urnas para eleger deputados federais, deputados estaduais ou distritais, Senadores, Governadores e Presidente da República.

Em Leopoldina, a Chefe do Cartório Eleitoral da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina, Dra. Márcia Marinato Locha atendeu solicitação da Reportagem do Jornal O Vigilante Online e informou importantes aspectos sobre a eleição.

Ao todo há 27 seções eleitorais, localizadas em escolas das redes públicas municipais e estaduais, escolas particulares, dentre elas CIC, EQUIPE e as Faculdades DOCTUM, além do CEFET (federal); na Agência do INSS, Clube Cutubas, Sindicato Têxtil, Parque de Exposições (sede da Coopleste) e o M.A.S. do Bairro Pinguda.

Atualmente, 41.122 eleitores do município estão aptos a votar.

Em relação ao 1º turno da eleição Ordinária de 2018, em Leopoldina foram computados naquela ocasião 28.635 ‘votos válidos’ para Presidente da República, 25.216 ‘votos válidos’ para Governador do Estado, 25.236 votos válidos para deputado federal, 25.178 votos para deputado estadual e 45.436 para o Senado.

Uma curiosidade: Senadores possuem mandatos de 8 anos e cada estado tem direito a 3 parlamentares, que são eleitos a cada 4 anos alternando duas cadeiras em uma eleição e uma cadeira em outra.

O consultor do Senado Fernando Trindade explicou que a renovação de dois terços e um terço a cada quatro anos para um mandato de oito anos vem da Constituição de 1946. Comum em outros países de sistema bicameral, o mandato de oito anos, segundo o consultor, tem o objetivo de garantir estabilidade, em especial em tempos de crise política ou institucional.

Ele destacou que, diferentemente da Câmara dos Deputados, onde cada estado tem uma bancada de acordo com o tamanho do eleitorado, o Senado tem uma representação igual.

— Independentemente do tamanho do estado, da população, do tamanho da economia, cada estado é representado por três senadores. Isso é uma tradição da Federação para que o país se mantenha unido, para que não haja a preponderância de regiões ou de um estado sobre o outro — explica o consultor.

A 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina, que abrange também o município de Argirita, tem à frente a Juíza Eleitoral Dra. Flávia de Vasconcellos Araújo Silva. Pelo Ministério Público atua o Promotor de Justiça Eleitoral Dr. José Mauro Pereira Lima.

As eleições deste domingo terão início às 08h00 e a votação vai até as 17h00.

>> Jornal O Vigilante Online. Com informações do Cartório Eleitoral da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina e Agência Senado.

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram






 

A cópia de conteúdo não é permitida