Argirita lança Programa Educa Mais e inova no Ensino Público de Minas e do Brasil
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Argirita lança Programa Educa Mais e inova no Ensino Público de Minas e do Brasil

Argirita lança Programa Educa Mais e inova no Ensino Público de Minas e do Brasil
A informação foi confirmada pelo Prefeito de Argirita, Alex Anzolin, ao Jornal O Vigilante Online durante o programa Fatos e Opiniões, pela Rádio Jornal de Leopoldina - Foto: Jornal O Vigilante Online / Jairo Fernandes

A apresentação do Educa Mais será realizada na quarta-feira, dia 27, na Escola Municipal Dr. Custódio Junqueira.

O prefeito de Argirita, Alex Andrade Anzolin anunciou a implantação no município do Projeto Educa Mais, que engloba Salas Tecnológicas utilizando lousas digitais (sistema híbrido), juntamente com o Ensino Infantil Bilíngue e o Ensino do Xadres, implementados recentemente.

Concebido pelo município, o Educa mais é um projeto revolucionário no setor educacional de Argirita que será apresentado aos pais e toda comunidade argiritense na quarta-feira, dia 27 de julho, às 18h00, na Escola Municipal Dr. Custódio Junqueira.

Em entrevista concedida ao Jornal O Vigilante Online através do programa “Fatos e Opiniões”, pela Rádio Jornal de Leopoldina, o prefeito Alex Anzolin, que também preside o Circuito Serras e Cachoeiras mencionou iniciativas anteriores já implementadas no ensino público do município, o Ensino Infantil Bilíngue e o Xadrez.

O Projeto Educa Mais é composto por três programas. As salas tecnológicas contemplam todas as faixas etárias, uma vez que as colocamos em todas as salas do Ensino Fundamental, inclusive para o Ensino Médio, que é do Estado; o Ensino Fundamental contempla o Bilíngue e vai até o Ensino Fundamental e o Xadrez contempla os primeiros anos do Ensino Fundamental I até o 9º do Fundamental II.

Também participaram da entrevista o Secretário Municipal de Educação e Cultura de Argirita Helcio Silva e a Diretora da E. M. Dr. Custódio Junqueira, Patrícia Furtado.

“O Ensino Infantil Bilíngue levado para Argirita a partir do 5º ano do Ensino Fundamental pela administração municipal no período pós-pandemia vem transformando o município, com toda uma geração aprendendo o Inglês como seu segundo idioma”, destacou Alex Anzolin. Junto ao Bilíngue também foi introduzido como uma disciplina no Ensino Público de Argirita o Xadrez, que deixa de ser apenas uma modalidade esportiva.

Ao informar que durante o anúncio do Projeto Educa Mais nesta quarta-feira (27) todos poderão compreender a importância do Xadrez na vida de uma criança, de um jovem, o prefeito enfatizou que o Xadrez requer muita concentração, requer uma estratégia e que ela seja executada. “Isso será usado por toda vida, na família, no emprego, em todas as situações”, frisou.

Conforme Anzolin, a princípio o Projeto Educa Mais seria desenvolvido em um laboratório montado em apenas uma sala, com professores e alunos se revezando. “Com a compreensão da relevância dessa sala tecnológica fizemos um esforço e decidimos colocar todas as salas do município tecnológicas”, justificou.

Anzolin relembrou que o Bilíngue nasceu através de um Programa de Incentivo Fiscal, quando Argirita atraiu para se instalar na cidade o setor de Telemarketing de uma empresa de Telefonia voltado para o Mercosul. Devido à falta de pessoas que tivessem o conhecimento do idioma inglês a implantação daquela empresa não foi concluída.

“Não cruzamos os braços e começamos um estudo em equipe pra conhecermos como funcionava o ensino bilíngue. Depois de 6 meses nós concluímos e começamos naquele mesmo ano na Creche, no Ensino Infantil e pra nossa surpresa, quando nós fomos alimentar o Censo Escolar com as informações que fazemos no município não tinha uma aba que abria sobre o ensino bilíngue”, revelou Alex, que ao buscar recursos para ajudar no custeio desse ensino, que não é barato, detectou que não havia escola pública bilíngue em Minas e depois o próprio FNDE reconheceu que também não tinha no Brasil, portanto, o Ensino Bilíngue no município de Argirita é também único no Brasil”, frisou.

Na última sexta-feira, dia 22, o prefeito de Argirita recebeu a informação do Instituto Albert Sabin, que é um grande parceiro no Xadrez, de que Argirita pode receber a notícia de que também é pioneira no ensino público do Xadrez por ter 100% dos seus alunos contemplados.

“Existem algumas salas de Xadrez no Colégio Santa Catarina em Juiz de Fora, alguns alunos de Xadrez em Matias Barbosa e em Leopoldina estão previstas algumas turmas”, indicou o Prefeito de Argirita.

“O que nós buscamos não é o pioneirismo, mas fazer a nossa Educação transformadora. Nós queremos fazer muito mais. A Educação precisa ser de oportunidades”, completou.

O prefeito contou que este ano também pretende implantar mais um programa municipal: a Matemática Financeira e empreendedorismo. “A criança precisa começar a entender a fazer contas, a despertar o seu lado empreendedor. Com toda essa formação, essas pessoas não vão ficar na porta de prefeitura reclamando que não tem emprego. São pessoas que serão disputadas pelo mercado pela sua capacitação”, observou o Chefe do Executivo argiritense.

Em seguida, Alex Anzolin fez um convite aos empresários: “Faço desse Programa (Educa Mais), uma ponte para despertar no setor privado que gosta de investir na Educação que coloque o seu olhar clínico para a cidade de Argirita.”

“Quem quiser investir recursos sabendo que serão aplicados com responsabilidade, nos ajudem em Argirita, porque é uma pena não conseguirmos estender o Bilíngue para todo o Fundamental por falta de recursos. E é um desafio da nossa equipe, levando em consideração as previsões orçamentárias preocupam e a notória queda das receitas”, declarou o prefeito.

Anzolin confirmou que “ano que vem nós colocaremos o Bilíngue no 6º ano, em seguida o 7º ano, porque considero uma injustiça paralisar o ensino para quem já havia começado. É preciso completar essa sequência, pois o aluno vai sair falando fluentemente a segunda língua.”

Com 440 alunos da cidade e área rural e mais de 20 professores, a Escola Municipal Dr. Custódio Junqueira (foto abaixo) conta com Ensino Fundamental I pela manhã, à tarde o Fundamental II e duas turmas de Fundamental I. “O Projeto Educa Mais é um desafio, para o qual a direção, professores e colaboradores estão preparados”, comentou a diretora Patrícia Furtado, que agradeceu ao Prefeito Alex Anzolin por estimular a todos.

Patrícia informou que depois da pandemia a direção da Escola também criou as aulas de “Reforço”, necessárias em função do período sem aulas presenciais. “Os alunos estão assíduos e gostam das aulas”, avaliou a diretora.

O espaço da Escola Municipal Dr. Custódio Junqueira é coabitado com a Escola Estadual Professor Luiz Antônio Pires de Souza, responsável pelo Ensino Médio em Argirita.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura de Argirita Helcio Silva está otimista em relação ao desenvolvido deste segmento no município. Ele realçou a importância dos conteúdos oferecidos aos alunos.

Alex Anzolin acrescentou que todos os programas passaram pela previsão orçamentária. Ele reconheceu a respeitosa relação mantida com o Legislativo Municipal. “Isso é fundamental”, considerou Anzolin.

Destacando a Democracia, o Prefeito disse que a política de programas, de projetos e de convênios alavanca e transforma a vida das pessoas. “Eu respeito todos os vereadores, sem exceção e os parabenizo pelo trabalho desenvolvido.”

Ao final do programa Fatos e Opiniões os convidados se despediram, momento no qual Alex Anzolin agradeceu à população de Argirita pelo carinho e compreensão, por entender o trabalho sério desenvolvido no município pela atual administração. O prefeito também enalteceu o trabalho do seu secretariado e de todos os servidores municipais.

Jornal O Vigilante Online

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida