Heineken escolhe município de Passos para receber sua nova fábrica no Brasil
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Heineken escolhe município de Passos para receber sua nova fábrica no Brasil

Heineken escolhe município de Passos para receber sua nova fábrica no Brasil
Foto: Prefeitura de Passos/Divulgação

Unidade receberá mais de R$1 bi de investimento; estrutura vai gerar 350 empregos diretos na cidade e 11.000 indiretos na região.

A cervejaria Heineken oficializou, nesta quarta-feira (27), que Passos, a 352 km de Belo Horizonte, receberá a nova fábrica modelo da companhia. Durante o anúncio, o presidente do grupo, Maurício Giamellaro, se pronunciou sobre a decisão de mudar o local da nova cervejaria, que anteriormente seria em Pedro Leopoldo, na região metropolitana da capital.

Para realizar a construção, segundo o representante, todos os órgãos envolvidos devem estar de acordo com a construção. “Nós entendemos que tínhamos que respeitar as decisões de todas as pessoas e, junto com o Governo de Minas, tomamos a decisão de mudar o local da nossa cervejaria” esclareceu.

Mais de 200 municípios no estado se candidataram para receber a nova cervejaria e a cidade de Passos foi a escolhida. A unidade receberá um investimento de R$1,8 bilhão e vai gerar 350 empregos diretos na cidade e 11.000 indiretos na região.

“A Heineken sempre acreditou que o estado de Minas Gerais merecia uma cervejaria do porte da Heineken”, falou o presidente do grupo durante a coletiva.

A expectativa é que a unidade fique pronta até 2025, mas a intenção é que esse prazo seja reduzido e a inauguração aconteça em até dois anos.

Escolha e projetos

Mauro Homem, vice-presidente de sustentabilidade da Heineken, exlplicou que Passos foi escolhida pelos seguintes motivos: localidade estratégica, uma vez que a cidade se encontra em um ponto equidistante entre Belo Horizonte e São Paulo, o que facilita a distribuição dos produtos; disponibilidade hídrica com a Bacia do Rio Grande e condições socioambientais favoráveis.

A cervejaria de Passos, segundo ele, será a mais sustentável do Brasil, já que a energia na unidade será 100% renovável. Além disso, a companhia pretende promover a amplicação da estrutura de captação de água local e promover a aplicação de programas para ajudar jovens vulneráveis da região e dar suporte às coroporativas de catadores locais.

Governo de Minas

O governador Romeu Zema (Novo) esteve presente e assinou o despacho governamental que determina que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e a Invest Minas adotem providências necessárias ao grupo Heineken e à Prefeitura de Passos para tornar viável a realização de investimentos da companhia na região

O chefe do estado, em seu discurso, disse que considera a decisão como a coroação do fruto de um trabalho de três anos e quatro mês. “Tenho certeza que a Heineken não quer investir em um estado onde a bandidagem comanda, que não tenha mão de obra qualificada”, disse.

Impasse Pedro Leopoldo

Em dezembro de 2021, a empresa anunciou oficialmente que havia desistido de construir sua nova fábrica na cidade de Pedro Leopoldo. A decisão foi tomada após meses de impasse devido ao terreno do projeto original estar dentro da APA (Área de Preservação Ambiental) Carste de Lagoa Santa.

A construção chegou a ser embargada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente –, sob alegação de falta de licenciamento adequado para o empreendimento e falta de estudos de impacto.

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida