
Estudantes dos cursos de Zootecnia do IF Sudeste de Rio Pomba e medicina-veterinária da Faculdade Sudamérica de Cataguases, além de produtores rurais, dentre outros segmentos prestigiaram a palestra, promovida pelas Fazendas do BASA.
Na quinta-feira (21), uma importante palestra sobre “Reprodução Assistida – Transferência de Embriões” foi promovida em Leopoldina pelas Fazendas do Basa, do pecuarista Evandro Guimarães.
Realizada durante a 1ª Exposição Regional Girolando Sem Fronteiras, cujo encerramento está previsto para o final da tarde desse sábado (23), a palestra foi proferida pelo Gerente Técnico do Setor de Embriões da ABS Central de Semen (inseminação artificial), de Uberaba, Tito Nunes Rodrigues.

No Salão de Eventos da Coopleste, 45 estudantes do curso de graduação em Zootecnia do IF Sudeste, de Rio Pomba, 30 estudantes de graduação em medicina-veterinária da Faculdade Sudamérica, de Cataguases, além de produtores rurais, médicos veterinários, dentre outros, prestigiaram a palestra, considerada um dos pontos altos da programação do evento.
“A palestra teve o objetivo de apresentar ferramentas de fertilização in vitro de embriões – ferramenta reprodutiva para o gado leiteiro, apresentar para os estudantes, que talvez não tenham tanto contato com essa ferramenta e tirar algumas dúvidas dos produtores que já tiveram contato e já conhecem um pouco, direcionar como usar, o que fazer e o que não fazer para ter um sucesso melhor nessa ferramenta”, esclareceu Tito Nunes Rodrigues, que há 10 anos trabalha com as Fazendas do BASA.

Ao jornal O Vigilante Online, Tito revelou que ficou muito satisfeito ao ser convidado para esta palestra. “É muito difícil você ver esse tipo de iniciativa. Geralmente a gente reúne produtores para divulgar uma ferramenta ou um produto numa relação direta com quem está ouvindo. Trazer o estudante, que é quem vai formar a opinião no futuro, quem vai trabalhar com a ferramenta e ter o embasamento para falar sobre aquilo da forma que realmente tem que ser é uma fantástica iniciativa do Sr. Evandro Guimarães, porque a gente consegue pensar a longo prazo e atingir pessoas que não conseguiríamos atingir de forma direta. Com a ajuda desses profissionais que estão entrando no mercado, conseguimos atingir muito mais gente e com informação de qualidade.”
O médico-veterinário Simeão Feres (foto), das Fazendas do BASA, avalia que o embrião é um caminho sem volta, principalmente para os pequenos e médios produtores. “O pecuarista Evandro Guimarães é um divisor de águas para a nossa região. Ele não quer crescer sozinho, ele quer que todos evoluam, tenham esse crescimento genético. E hoje, a aspiração em animais de consistência genética, com genoma, com confiança, você aumenta muito essa oferta de animais de qualidade, Gir leiteiro de qualidade, o Girolando Plus.”

Ao final da palestra, 3 pacotes com 3 embriões de meio-sangue, custeados pelas Fazendas do BASA foram sorteados. Os ganhadores foram Celina Maria Soares Monteiro de Barros, da Fazenda Monte Alegre, em Rosário da Limeira; o médico-veterinário Leandro Meireles Veiga, do Sítio Serrinha, em Argirita e Natália da Mata Campos, de Piacatuba.
Apoio: Fazendas do BASA
Jornal O Vigilante Online
leia também:







