Cataguases disponibiliza escolas municipais para abrigar desalojados após enchentes
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Cataguases disponibiliza escolas municipais para abrigar desalojados após enchentes

Cataguases disponibiliza escolas municipais para abrigar desalojados após enchentes
Marcelo Lopes/Reprodução

A prefeitura de Cataguases disponibilizou escolas municipais para receber a população atingida pela chuva que ocasionou mais uma enchente naquele município neste domingo, 9 de janeiro. O Executivo fez um apelo para que as pessoas só saiam de casa em caso de necessidade. O prefeito José Henriques, também nesta tarde, recebeu o Pelotão de Emergência Ambiental e Desastre (Pemad) do Corpo de Bombeiros, que veio de Juiz de Fora para reforçar a atuação no enfrentamento às consequências da chuva em Cataguases. A equipe conta com um bote motorizado e equipamentos de segurança. Além disso, agora são três telefones disponíveis para a população. São eles: (32) 3429-2590, que também é WhatsApp, o tridígito 199, e o (32) 3422-1066, através dos ramais 254, 203, 217.

A meteorologia prevê chuva para Cataguases e região até a próxima terça-feira, 11. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até às 11 horas desta segunda-feira, 10, Cataguases e toda a Zona da Mata podem receber chuvas intensas e, por isso, emitiu um alerta para a região que foi classificado de “Perigo” devido ao volume de chuvas que pode chegar a 100 milímetros em um dia, além de ventos fortes. Só para se ter uma ideia da gravidade dessa previsão nas últimas vinte e quatro horas choveu sobre Cataguases 89,6 milímetros.

A chuva intensa que cai sobre a região também trouxe enchente para as cidades de Astolfo Dutra e Dona Euzébia. Há pontos de alagamentos em Astolfo Dutra, mas ainda não há informações detalhadas a respeito da situação atual.

Já em Dona Euzébia a Defesa Civil do município divulgou boletim, pouco depois do meio dia, informando “estado de inundação” devido ao nível do rio Pomba estar em 4,05 metros. Lá, como em Astolfo Dutra, o Pomba é afetado diretamente pela vazão da PCH Ivan Botelho III, que às 11:45h informou estar jogando no leito daquele rio 441 metros cúbicos por segundo de água.

INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA
A Energisa informa que está mobilizada com suas equipes e acompanhando em tempo real a situação dos municípios que estão enfrentando alagamentos, em função das constantes chuvas dos últimos dias. A Energisa reforça que está trabalhando 24 horas, realizando vistorias, com equipes extras para essa situação atípica, além da identificação de possíveis riscos elétricos em situações emergenciais.

Por medida de segurança, a Energisa precisou desligar a energia de algumas ruas de Cataguases onde as águas já atingiam os medidores de energia, devido à elevação do volume de água. À medida em que o volume das águas retorna à condição de segurança, a Energisa normaliza o fornecimento de energia aos clientes desligados. Em caso de dúvidas entre em contato com a Energisa pelo 0800 032 0196 ou pelas redes sociais.

Por Marcelo Lopes

leia também:

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida