Solenidade no Paço Municipal confirma e saúda criação do 68º Batalhão, que abrangerá 15 municípios da região.
Leopoldina será sede do 68º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais. O anúncio oficial foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador José Augusto Cabral, e pelo Prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, dia 06 de janeiro, na sede da Prefeitura Municipal, à Rua Lucas Augusto, nº 68.
A Polícia Militar foi representada no evento pelo Tenente Coronel Yoshio Luiz Yamaguchi e pelo Capitão Gilmar Guilherme Seoldo, da 37 Cia PM de Leopoldina.
O Legislativo Municipal também se fez representar pelos vereadores José do Carmo Fófano – Vice-Presidente, Gilmar Pimentel – 1º Secretário, Maria Inês Xavier – 2ª Secretária, Bernardo Guedes, Rodrigo Pimentel, Alexandre Badaró e Julius Cezar. A solenidade também foi prestigiada por secretários municipais, lideranças empresariais, representantes de sindicatos, instituições públicas de segurança, saúde e educação, representantes da imprensa, entre outros.
Com a elevação a Batalhão, a Polícia Militar de Leopoldina terá seu efetivo significativamente ampliado, maior estrutura física, contará com mais viaturas, equipamentos de ponta e repartições diversas.
De acordo com as informações preliminares apuradas até o momento pela Redação, o 68º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais ocupará parte da estrutura onde hoje funciona o DNIT e atenderá 15 cidades da região: Leopoldina, Recreio, Argirita, Cataguases, Miraí, Astolfo Dutra, D. Euzébia, Itamarati de Minas, Santana de Cataguases, São Sebastião da Vargem Alegre, Além Paraíba, Pirapetinga, Volta Grande, Estrela Dalva e Santo Antônio do Aventureiro.
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara de Leopoldina José Augusto Cabral considerou a instalação do Batalhão como uma das mais importantes conquistas do Município desde sua fundação, em 27 de abril de 1854. O vereador destacou que esta luta se iniciou em 2017 após o rebaixamento da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar para o status de Companhia Comum.

“No dia 6 de outubro de 2017, em meu primeiro ano como vereador, fui à Belo Horizonte, na Cidade Administrativa, Sede do Governo mineiro, acompanhado pelo então deputado estadual e ex-secretário de estado de Segurança Pública de Minas Gerais e hoje deputado federal, Lafayette Andrada, ocasião em que nos reunimos com o Coronel Helbert Figueiró, comandante geral da PMMG. Meu objetivo, já naquela data, era o de reivindicar a elevação da nossa 6ª Companhia Independente para a condição de Batalhão. Ali ouvimos do Comandante Geral da Polícia Militar que isso não seria possível, pois estava em curso, por ordem do Sr. Governador Fernando Pimentel, um estudo para readequação das Companhias da PM no estado e que possivelmente a de Leopoldina seria rebaixada ao status de Companhia Comum. Foi um choque receber aquela informação”, afirmou José Augusto Cabral.
José Augusto Cabral relatou que, de volta à Leopoldina, da Tribuna da Câmara de Vereadores denunciou que ocorreria o rebaixamento da 6ª Cia Ind, ato decidido pelo governador da época. “A denúncia ganhou notoriedade na imprensa local e regional e nos meios políticos. Infelizmente, apesar desse alerta, apesar das tentativas e apelos para que o governador Fernando Pimentel revisse sua decisão, ele se mostrou irredutível e rebaixou a 6ª Cia Ind, para nossa tristeza e decepção”, relembrou o vereador.
Segundo ele, desde então foi iniciada uma intensa movimentação, com viagens a Brasília e Belo Horizonte, elaboração de documentos com assinaturas de prefeitos e vereadores da região, reuniões com deputados estaduais, deputados federais, senadores, representantes dos governos estadual e federal, e integrantes do Comando da Polícia Militar de Minas Gerais. “Em 2019 me reuni com o representante do Comando Geral da PM na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, Coronel Luiz Reis, quando lhe apresentei dados fundamentados sobre a injustiça histórica cometida contra Leopoldina e região, respaldada pelo abaixo assinado já mencionado anteriormente nesse discurso.
O oficial, diante do exposto, determinou que fosse iniciado um estudo técnico para uma possível criação de um Batalhão em Leopoldina”, revelou o presidente da Câmara Municipal.
Em sua fala, José Augusto deixou registrado na história os nomes daqueles que participaram desta conquista. “Contei com as portas abertas, o apoio e o estímulo de vários parlamentares, dentre eles: os deputados estaduais Fernando Pacheco, Noraldino Júnior, Wilson Batista, Isauro Calais, Roberto Andrade, Doorgal Andrada, Lafayete Andrada, Albertinho Pinto Coelho e os deputados federais Diego Andrade, Fred Costa, Greyce Elias, Rodrigo de Castro e os Senadores Rodrigo Pacheco e Antônio Anastasia. Todos, prontamente me receberam várias vezes em seus gabinetes, além de constantes reuniões virtuais, uma vez que também enfrentamos o período crítico da pandemia”, declarou.
Outro apoio à criação do Batalhão em Leopoldina veio da APOLEGIS – Associação dos Poderes Legislativos da Zona da Mata e Vertentes, entidade presidida pelo vereador Juracy Scheffer – Presidente da Câmara de Juiz de Fora e um dos fundadores da Associação, juntamente com José Augusto Cabral, que foi eleito 1º Vice-Presidente da Apolegis. “A entidade, que reúne cerca de 142 Câmaras Municipais e aproximadamente 1.800 vereadores se posicionou à favor do manifesto de minha autoria direcionado ao governador Romeo Zema para que fosse consolidado o 68º Batalhão de Polícia Militar em Leopoldina, com impacto significativo em toda nossa região”, esclareceu José Augusto, agradecendo pelo apoio da Associação.
“Agradeço por esse momento, por essa conquista, ao nosso Governador de Minas, Romeo Zema, juntamente com seu vice-governador, Paulo Brant, que tenho certeza, não mediram esforços para que o Batalhão de Leopoldina fosse criado. Neste sentido, também agradeço ao Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais”, acrescentou Cabral, agradecendo também, de maneira enfática, seus colegas vereadores e vereadoras da Câmara Municipal na legislatura anterior e da atual, referindo-se ao apoio e compreensão da importância da luta. “Vocês foram fundamentais, do primeiro ao último momento, e sempre estiveram ao meu lado”, comentou.
José Augusto Cabral enalteceu o atual prefeito, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, que buscou junto às esferas estaduais e federais a consolidação da criação e da vinda do Batalhão da PM para Leopoldina. “Seu papel, caro prefeito Pedro Augusto, tem o reconhecimento de todos que acompanharam essa jornada, e ainda mais, pois sabemos que doravante, o Executivo tem a missão, juntamente com o Legislativo, de dar condições para que o 68º Batalhão seja instalado em nosso município”, observou o presidente do Legislativo leopoldinense.
“A atual administração municipal de Leopoldina entra para a história pelo diálogo com o Legislativo, pelos resultados que vem alcançando em benefício da população e a partir de hoje, pela conquista do 68º Batalhão”, realçou José Augusto.


Em seguida, o Prefeito de Leopoldina Pedro Augusto Junqueira destacou que a instalação do 68º Batalhão de Polícia Militar no Município foi fruto de um intenso trabalho de negociação com o atual Governo do Estado de Minas Gerais, que contou com o esforço de muitos que acreditaram e apoiaram esta difícil tarefa de viabilizar a implementação do BPM. Por fim, ele destacou que, quando Executivo e Legislativo, formam uma aliança capaz de buscar e viabilizar sonhos, os resultados são positivos, como a instalação do Batalhão da Polícia Militar em Leopoldina.
“Agradeço a todos que acreditaram e apoiaram a árdua tarefa de viabilizar a implementação do 68° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, em Leopoldina. Sou imensamente grato ao Governador do Estado de Minas Gerais Romeu Zema, ao meu amigo, Vice-Governador Paulo Brant, o Deputado Federal Fred Costa, o Deputado Estadual Betinho Pinto Coelho, ao Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais Coronel Rodrigo Rodrigues, meu Vice-Prefeito Totonho Pimentel, ao Presidente da Câmara José Augusto Cabral. Com a implantação do primeiro Batalhão da Polícia Militar da história de nossa cidade, poderemos oferecer mais segurança e melhor qualidade de vida para a nossa população”, destacou o Prefeito.


leia também:
:: Vereador alerta sobre intenção do Governo de Minas rebaixar 6ª Cia PM Ind
:: Criação da 37ª Companhia marca o fim da 6ª Cia PM Ind em Leopoldina
:: Cresce mobilização em Leopoldina contra o rebaixamento da 6ª Cia PM Ind







