A Prefeitura de Viçosa decretou nesta quarta-feira (22) situação de emergência no município em decorrência das fortes chuvas. A medida teve como principal motivo a preocupação com a Praça Doutor Mário del Giudice, em trecho danificado sobre a galeria do córrego da Conceição.
De acordo com o Executivo, as chuvas causaram o represamento da água atrás do Posto Canaã, que acabou por invadir casas e comércio do entorno. A interrupção na passagem de água na galeria complicou a situação da praça, principalmente em relação ao piso dela.
O Decreto nº 5.713/2021 foi publicado após o agravamento da situação confirmado em laudo emitido pela Defesa Civil do município em relação à Praça Doutor Mário del Giudice. O documento cita as fortes chuvas ocorridas na madrugada do dia 13 de dezembro.
A situação se refletiu em pontos de rebaixamento do solo na praça e entorno; inundações de ruas e erosões nas vias e em edificações. A Prefeitura reforçou que “os danos materiais são visíveis e vultosos e afetam a vida de milhares de pessoas”.
O decreto municipal autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar, sob a coordenação da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Obras e Geoplam nas ações de respostas aos desastres.
As autoridades administrativas e o pessoal da Defesa Civil ficam autorizados a entrarem em casas e demais imóveis particulares para prestar socorro ou determinar a evacuação, bem como usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público.
Todos os procedimentos estão sendo adotados no local para que a situação seja amenizada e os engenheiros do Geoplam elaboram o projeto técnico para a reconstrução da galeria. O objetivo é a solução definitiva do problema que se arrasta há décadas.
Por G1 Zona da Mata







