Foi realizado na sede do Colégio Equipe Leopoldina na noite desta terça-feira, 3 de novembro, o debate entre os candidatos e candidatas à prefeitura de Leopoldina.
Promovido pelo Colégio Equipe em parceria com a Focus Foto e Vídeo, o primeiro debate da história de Leopoldina transmitido ao vivo em áudio e imagem foi mediado pelo diretor do Colégio Equipe, professor Rodrigo Baptista Ramos, e faz parte da programação do VII Fórum Equipe de Conscientização Política.
Cinco, dos seis candidatos(as) à prefeitura de Leopoldina compareceram ao debate: Breno Coli (PSD), Cláudia Conte (PT), Kélvia Raquel de Souza Ribeiro Santos (PP), Marcos Paixão (Rede Sustentabilidade) e Pedro Augusto Junqueira Ferraz (PL). O candidato Ricardo Paf Pax (PSB) não compareceu ao evento e enviou carta justificando sua decisão de não participar do debate.
O debate foi dividido em seis blocos, inicialmente apresentando os candidatos e candidatas. Ainda neste primeiro bloco cada um dos postulantes à chefia do Poder Executivo Municipal teve a oportunidade de informar sua motivação para querer ser prefeito(a) de Leopoldina.
Nos cinco blocos que se seguiram os candidatos responderam perguntas formuladas por alunos do Equipe Leopoldina (bloco 2) e perguntas da OAB Leopoldina (bloco 3), na ocasião representada pelos advogados Rafael Vargas Pontes e Ricardo Franzoni Barbosa.
Duas rodadas, nos blocos 4 e 5, possibilitaram o confronto entre os candidatos(as), que concluíram suas participações no bloco 6, quando tiveram espaço para suas considerações finais.
Os blocos do debate foram intercalados por intervalos de 3 minutos. Enquanto os internautas e ouvintes aguardavam que a transmissão ao vivo retornasse através do canal do Youtube ou através da Rádio Jornal e Rádio Equipe, no local onde foi montado o stúdio para a transmissão do debate os candidatos eram orientados por assessores, ou aproveitavam o tempo para tomarem água ou café.
Convidado pela direção do Colégio Equipe para participar da cobertura jornalística do debate, o Jornal O Vigilante Online perguntou ao diretor daquela escola, professor Rodrigo Baptista Ramos, qual a sua avaliação sobre o evento. “A minha avaliação foi a melhor possível. Todos os candidatos que aqui estiveram presentes se comportaram de forma a mostrar o seu programa de governo, de forma a contribuir com Leopoldina. Não houve ataque pessoal, todos se restringiram a discutir os seus programas de governo. Isso foi muito bacana, mostra maturidade política da nossa cidade, mostra maturidade com que o próximo governante quer governar a cidade de Leopoldina”, declarou Rodrigo.
Falando em nome da Focus Foto e Vídeo, Rodrigo Rodrigues disse que acredita que tenha sido um sucesso enorme o debate. “Nós conseguimos mais de 1.800 acessos simultâneos. Além dos 5 candidatos que atenderam nossa solicitação, que entenderam a importância desse momento para a população de Leopoldina, entenderam a importância de expor as ideias para o grande público, foi muito boa a parceria com o Colégio Equipe. Estou muito feliz”, afirmou.
Os representantes da OAB também conversaram com a reportagem. “É uma grande honra representar a OAB num evento dessa magnitude, um evento que marca para Leopoldina e que trouxe um debate claro das ideias de cada candidato, o que de certa forma facilita e dá aos eleitores a visão das ideias e propostas de cada um. Achei interessante que não houve nenhum tipo de ataque pessoal. Isso engrandece a Democracia e mostra a maturidade de todos os candidatos que aqui estiveram essa noite”, disse Rafael Vargas Pontes.
Para o advogado Ricardo Franzoni, “o principal é que não presenciamos ataques pessoais entre os candidatos, que debateram ideias e demonstraram como deve ser feita uma Democracia”, concluiu.






