'Sinto fome o tempo todo, o que eu faço?' | Por Nathalya Lacerda
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

‘Sinto fome o tempo todo, o que eu faço?’ | Por Nathalya Lacerda

‘Sinto fome o tempo todo, o que eu faço?’ | Por Nathalya Lacerda

Cinco dicas práticas para aumentar a saciedade

Uma das maiores queixas em consultório, a fome descontrolada é vista como o terror de quem almeja emagrecimento. Porém, o que muitos não sabem é que a sua origem pode estar relacionada a composição das suas refeições ao longo do dia. Pensando nisso, trouxe 5 dicas práticas para prolongar sua sensação de saciedade:

1.    Reduza o consumo de carboidratos simples:
Alimentos com farinha branca (pães, biscoitos, bolos, entre outros…) e alimentos ricos em açúcares, são digeridos e absorvidos sem muito esforço fazendo com que o seu nível de açúcar no sangue aumente e reduza de forma rápida, sendo assim, sua fome também volta de forma rápida. 

2.    Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras:
Entre as inúmeras funções das fibras está o controle do apetite. Por possuir uma digestão mais lenta, prolonga a sensação de saciedade e auxilia no processo de emagrecimento. Acrescente farelo de aveia, chia, linhaça em frutas, vitaminas, panquecas e entre outras preparações. Aumente o consumo de legumes e verduras.

3.    Acrescente uma fonte proteica em cada refeição:
A proteína é o nutriente que confere maior saciedade para o organismo, pois é digerida de forma lenta. Portanto, se a sua intenção é afastar a fome por mais tempo inclua iogurte, ovos, frango, leite, whey protein ou queijos nas preparações.

4.    Acrescente gorduras boas: 
Gorduras também demandam um maior tempo para serem digeridas, portanto, conferem maior saciedade. 
Exemplo: Abacate, coco seco, castanhas, entre outros. 

5.    Aumente a ingestão de água: 
O baixo consumo de água ao longo do dia pode fazer com que você confunda sede com fome. Portanto, mantenha-se hidratado!

Leia também:

5 dicas de alimentação saudável para começar 2021 com o pé direito | Por Nathalya Lacerda

Na virada de ano é muito comum que pessoas façam planos e criem uma expectativa para o próximo ano. Muitos almejam melhora da saúde, melhora da alimentação, inclusão de exercícios físicos e por aí vai. 

Agora oficialmente o ano começou, e está na hora de retirar todos esses planos do papel. 

O seu objetivo é melhorar sua alimentação e sua saúde, porém não sabe por onde começar? Pensando nisso elaborei 5 dicas para vocês. 

1.    Estabeleça metas realistas e pontuais.
Metas inatingíveis só vão servir para te deixar frustrado. Comece com pequenas mudanças e lembre-se, toda pequena mudança deve ser valorizada!
Exemplo: Se o seu objetivo é emagrecimento, não adianta estabelecer como meta perder 6kg ao mês. Que tal começar aos poucos: Perder 2 kg ao mês e dessa forma em 3 meses você terá atingido seu objetivo de forma saudável e sem grandes sacrifícios.

2.    Comece pelo básico. 
Antes de pensar em comprar qualquer produto fit que prometa milagres ou aquele alimento dietético caríssimo que tal comprar varias frutas e deixa-las lavadas e prontas para o consumo na geladeira? 
Outro ponto importantíssimo, porém, muito esquecido é o consumo de água. Quantos copos de água você vem consumindo ao longo do dia? Que tal estabelecer metas pontuais para o consumo. Exemplo: Consumir 1 garrafa de 500 ml no período da manhã, 2 a tarde…

3.    Faça as refeições com calma e com atenção. 
Muitas vezes com a correria do dia a dia comemos de forma rápida e distraída na frente dos celulares e computadores. Isso faz com que o seu cérebro não registre a informação que você está se alimentando e a tendencia é que consuma em quantidades maiores do que realmente precisa. 

4.    Inclua antes de excluir. 
Antes de pensar em retirar qualquer alimento da sua rotina é necessário pensar no alimento que você precisa inserir. Quando pensamos em alimentação saudável é comum que a primeira coisa que venha a sua cabeça é excluir vários alimentos. Mas quantas vezes você já começou incluindo mais frutas, legumes e verduras na sua rotina? 

5.    Tenha um hobby. 
Se você tem o hábito de descontar suas emoções na comida. Que tal procurar uma outra atividade que irá te trazer prazer? Talvez seja a hora de aprender algo novo, ligar para um amigo, caminhar, passear com o cachorro, ler um livro ou fazer qualquer outra coisa que te traga prazer!

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida