Objetivo do Programa desenvolvido pela Copasa é promover a recuperação e a manutenção de nascentes e mananciais localizados em propriedades rurais entorno da área de captação do município.
Por Marcia Vaz Barbosa
O Prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz recebeu na terça-feira, dia 6 de abril, o técnico responsável pelo setor socioambiental da Copasa, Marco Luiz Teixeira , junto com o Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia). A reunião teve como objetivo a renovação do convênio que destina três mil e duzentos litros de óleo diesel para o município. O combustível será utilizado por máquinas e caminhões da prefeitura na adequação das estradas rurais na área da abrangência do programa Pró-Mananciais.
Marco Luiz fez uma breve apresentação do Pró-Mananciais à equipe do governo Pedro Augusto. Iniciativa da Copasa presente em 224 municípios de Minas , o programa tem o objetivo de proteger e recuperar microbacias hidrográficas. Lançado em outubro de 2018 em Leopoldina, o programa abrange o entorno da bacia do Rio Pirapetinga, que é a área de captação de água do município.
O esforço para realizar ações para preservar os recursos hídricos de Leopoldina e região fica cada vez mais fortalecido por meio das ações do Programa Pró-Mananciais, implementado pela Copasa, nesse município. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus e da situação das estradas rurais, o Pró-Mananciais, por meio do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), formado por representantes do município de Leopoldina, entidade e membros da comunidade local, concluiu 7.247 metros de cercamento de nascentes em propriedades rurais e construiu 116 barraginhas , sem nenhum custo para os proprietários.
Além da parceria com a Prefeitura, o Pró-Mananciais desenvolve diversas ações com a participação da comunidade local, por intermédio de membros do Colmeia (Coletivo Local de Meio Ambiente), que reúne representantes da Emater-MG, IEF, EPAMIG e profissionais da área, que atuam de forma voluntária.
O programa envolve construções de barraginhas, recuperação de estradas, proteção de nascentes, cursos d’água e matas ciliares, bem como o reflorestamento dessas áreas. O Pró-Mananciais também atua na educação ambiental, por meio das escolas e associações de moradores, no incentivo à agricultura orgânica, destinação correta de lixo, e a outras práticas preservacionistas visando mudanças de comportamento da comunidade com o meio ambiente em que vivem.
Jornal O Vigilante Online
Leia também:
Pró-Mananciais conclui construção de 120 ‘barraginhas’ em 8 propriedades rurais em Leopoldina
O esforço em realizar ações para preservar os recursos hídricos de Leopoldina e região fica cada vez mais fortalecido através das ações do Programa Pró-Mananciais, implementado em outubro de 2018 pela Copasa e Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA).
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, devido à pandemia do novo coronavírus e a situação das estradas rurais, o Pró-Mananciais informa que 8 propriedades rurais localizadas na Comunidade dos Coelhos concluíram a construção de 120 barraginhas, além de aproximadamente 7 Km de adequação de estradas e 30 bigodes/lombada, com o custeio e apoio do Programa através de um investimento de R$ 80 mil.
Conforme o técnico da Copasa responsável pelo Pró-mananciais em Leopoldina, Marco Luiz Teixeira, estas propriedades foram previamente cadastradas no programa, através de ações do Coletivo Local de Meio Ambiente em Leopoldina e receberam o material no local, juntamente com toda a mão de obra. Tudo isso, sem custo para o produtor.
Proprietários beneficiados:
Luzia Vieira Peres
Luiz Fernando Meirelles Barbosa – Fazenda Independência
Vinícius de Souza Lima França – Sítio Jurua
Bruno do Carmo Mendes e Irmãos – Sítio Ceilão
Celso Francisco Rezende Vieira – Sítio Vieiras
Francisco Odilon Reis Barbosa – Sítio São Francisco
Ivan Monteiro Miranda de Barros – Em frente ao posto Socorro
Renato Meirelles Barbosa Júnior – RPPN Alto Sereno
O Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as micro bacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela COPASA.
Esta ação é fundamental para a conservação e recuperação dos mananciais e dos ambientes nos quais estes estão inseridos, e favorece o envolvimento e a conscientização das comunidades em prol da proteção e recuperação dos recursos hídricos.
As ações sócio ambientais do “Pró-Mananciais” são definidas pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA),que é composta por vários órgãos públicos de Leopoldina, como Prefeitura, IEF, EPAMIG, EMATER, profissionais voluntários ,Ong´s, juntamente com a comunidade localizada próxima das bacias hidrográficas e áreas de recargas dos mananciais que abastecem a cidade.
Jornal O Vigilante Online







