A semana será marcada por instabilidade e volumes elevados de chuva em todo o estado de Minas Gerais, em razão da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A previsão indica temporais, rajadas de vento e possibilidade de granizo em diversas regiões.
Na segunda-feira, o dia começou com céu nublado a parcialmente nublado com chuvas na Zona da Mata, Vales do Mucuri e do Rio Doce, Jequitinhonha e Norte de Minas.
Na terça-feira, a chuva continua em todo o estado, com acumulados que podem chegar a 100 mm em áreas como Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Jequitinhonha, Norte de Minas, Central Mineira e Região Metropolitana de Belo Horizonte. As tempestades devem ocorrer principalmente no período da tarde.
Já na quarta-feira, a previsão aponta aumento significativo dos volumes, com acumulados que podem ultrapassar 120 mm na Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Região Metropolitana de Belo Horizonte e Jequitinhonha.
As temperaturas ficam mais amenas ao longo da semana, variando entre 17°C e 30°C. Com o avanço das chuvas, crescem os riscos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, sobretudo em áreas vulneráveis. A recomendação é evitar locais de risco e acompanhar os avisos da Defesa Civil.
Para receber alertas diretamente no celular, a população pode enviar uma mensagem de texto com o CEP para o número 40199 e acompanhar as atualizações do tempo para sua cidade.

















