Equipe venceu a categoria Trekking na Tech Arena Sorocaba e destaca importância de apoio para continuidade dos projetos.
O Núcleo de Robótica de Leopoldina (NRL), composto por estudantes do CEFET-MG campus Leopoldina, voltou a colocar o nome da cidade entre os destaques da inovação nacional. Na última semana, a equipe conquistou o 1º lugar na categoria Trekking durante a Robocore – Tech Arena Sorocaba 2025, um dos principais eventos de tecnologia e robótica do país.

Mesmo após ficar de fora da edição de 2024, o grupo se reorganizou, retomou os treinos e voltou ao campeonato com força total, repetindo o desempenho histórico de anos anteriores. A conquista reafirma a qualidade técnica dos alunos e o potencial do projeto desenvolvido no Campus Leopoldina do CEFET-MG.
Segundo o integrante do NRL, Elianfrancis Souza, o resultado é fruto de esforço coletivo: “Essa vitória representa muito para todos nós. É o resultado de dedicação, estudo e trabalho em equipe. Colocamos o nome de Leopoldina novamente em destaque nacional e esperamos que isso inspire novos investimentos em tecnologia na nossa região.”
Conquistaram o primeiro lugar representando a NRL a equipe composta por Victor Machado, Giovana Deveza, Marcelo Américo, Antônio de Almeida, Alexandre Motta, Lucas Emanuel, Laysa Reis, Rodrigo Xavier e Dayana Rocha.
Importância do apoio e novas oportunidades
Os alunos reforçam que a visibilidade conquistada com o título pode ajudar a atrair colaboradores e patrocinadores, fundamentais para que a equipe continue competindo em eventos de grande porte.
O grupo destaca que investimentos em projetos como o NRL contribuem diretamente para a formação técnica dos estudantes e para o desenvolvimento de novas tecnologias na Zona da Mata, fortalecendo o ecossistema de inovação regional.
Histórico de conquistas
O Núcleo de Robótica de Leopoldina já possui trajetória vitoriosa. Em 2023, a equipe também conquistou o 1º lugar no Campus Party Brasil, em São Paulo, conforme registrado pelo O Vigilante Online – relembre clicando aqui.
Com mais esse título, os estudantes reafirmam a força da educação pública e da dedicação dos jovens estudantes às áreas de ciência, tecnologia e inovação.

















