Mobilização acontece neste sábado (29) na Avenida dos Expedicionários e integra estratégia municipal de prevenção ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Prefeitura de Leopoldina realiza neste sábado, dia 29, das 9h às 12h, o Dia D Contra o Aedes, uma grande mobilização voltada à conscientização, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. As atividades acontecem na Avenida dos Expedicionários, no Campo do Bela Vista, e são abertas a toda a população.
O evento reúne informação, serviços de saúde, lazer e participação comunitária, reforçando a importância do envolvimento de todos na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. A programação inclui stands educativos, blitz informativa, recebimento de denúncias de focos, ponto de descarte de lixo eletrônico, óleo usado, vidros e pneus, além da presença do Vacimóvel para atualização da caderneta de vacinação.
Durante o Dia D, a população também poderá participar de ações de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e captação de doadores de sangue. Para as famílias, haverá recreação infantil com pula-pula, algodão-doce e pipoca, além de atividades esportivas e culturais, como apresentação do Abadá Capoeira e amistoso de futebol entre Camisa 10 e Esporte Clube Unidos. Quem colaborar com o meio ambiente poderá trocar garrafas PET por picolés, na proporção de cinco garrafas para um picolé.
A ação integra um conjunto de medidas adotadas pelo município no enfrentamento ao Aedes aegypti.
Nesta quarta-feira, dia 26, drones com tecnologia de alta precisão foram utilizados para mapear possíveis focos do mosquito em diferentes regiões da cidade. Os sobrevoos abrangeram bairros como Arthur Leão, Seminário, Joaquim Furtado Pinto, Joaquim Guimarães, João Paulo II, Eldorado, Quinta Residência, Alto da Ventania, Redentor, Vila Miralda, Praça da Bandeira, Fábrica e Mina de Ouro.
Com o apoio dessa tecnologia, as equipes de Vigilância em Saúde conseguem direcionar as ações de forma mais estratégica e eficiente, priorizando áreas críticas e adotando medidas preventivas com maior agilidade. A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata (Cisum) e o Governo de Minas Gerais.
A Prefeitura reforça o convite para que a população participe do Dia D, lembrando que o combate ao mosquito começa dentro de casa e depende da colaboração de todos para proteger a saúde da cidade.

















